TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIOS EXISTÊNCIAS DA ECOLOGIA INDUSTRIAL APLICADO A SUSTENTABILIDADE NO SISTEMA DA PRODUÇÃO DO PETRÓLEO

Por:   •  19/4/2015  •  Artigo  •  4.190 Palavras (17 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 17

[1]

PRINCÍPIOS EXISTÊNCIAS DA ECOLOGIA INDUSTRIAL APLICADO A SUSTENTABILIDADE NO SISTEMA DA PRODUÇÃO DO PETRÓLEO.1[pic 1]

               

Jonathas da Silva Pinheiro²
      Dr. Claudemir Gomes de Santana³

RESUMO

Inicialmente, faz uma apresentação sobre a ecologia industrial aplicado a sustentabilidade ambiental bem como procedência histórica da indústria Petroquímica no mercado brasileiro analisando seus métodos e técnicas de controle ambiental no tocante como fator de responsabilidade social, bem como uma explanação a respeito de como se dá os processos de tratamento de seus efluentes dentro da indústria de forma a eliminar esses resíduos do meio ambiente que vem ganhando destaque ao abordar suas praticas de reciclagem associado ao atual tema proposto de sustentabilidade. No presente artigo será abordada a forma como a indústria Petroquímica Braskem encara a politica nacional de resíduos sólidos permeabilizado no Brasil, os benefícios que o tratamento desses efluentes proporciona a indústria e ao meio ambiente, processos da reciclagem na geração de novos produtos. Por fim, vê-se necessário apresentar à problemática e consequências que gira em torno dos resíduos depositados no meio ambiente.  

Palavras-chave: ecologia industrial; Sustentabilidade; sistema produtivo.

  1. INTRODUÇÃO

Na sociedade industrial, o crescimento econômico esteve sempre acompanhado por um crescimento equivalente no consumo de recursos materiais, em particular dos insumos energéticos. A implantação de técnicas de produção e um modelo de consumo exacerbado trouxeram ao mundo um cenário de grande impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente (MAGRINI, 2001 apud ZAMBRANO, 2004).

Este artigo, cujo tema proposto é os princípios existência da ecologia industrial aplicado a sustentabilidade no sistema da produção do petróleo tem como visão reduzir os poluentes despejados no meio ambiente, tem por objetivo geral analisar as diferentes visões e correntes que abrangem o tema, com o proposto de entender a toda correlação existente entre a ecologia da indústria petroquímica aplicado a sustentabilidade evidenciando todo o processo de tratamento de resíduos gerados no processo de produção do petróleo, dando ênfase a temática que rege a atualidade que é a preservação do meio ambiente e também compreender todos os processos de tratamento desses resíduos, bem como uma explanação a respeito dos impactos causados por resíduos deixados no meio ambiente.

Enquanto os objetivos específicos ficam por conta em analisar e conhecer sobre a ecologia industrial e a importância dos aspectos ambientais no sistema produtivo, avaliar as ações de controle do processo industrial visando a mudança de cultura para minimização dos impactos ambientais e a promoção do bem-estar social, destacar os impactos ambientais associados aos processos industriais, dificuldades e vantagens na promoção da qualidade de vida, elencar benefícios sociais relacionados à construção das pequenas barragens e vicinais de campo para população rural, apresentar propostas que contribuam para o desenvolvimento da qualidade de vida a partir dos benefícios gerados pelo desenvolvimento sustentável do setor produtivo.  A problemática do tema gira em torno em saber qual o método mais viável para o tratamento dos resíduos gerados, visando assim à preservação do meio ambiente.

Segundo PINHEIRO DAMASCENO, o refino do petróleo acarreta a geração de uma quantidade significante de resíduos potencialmente poluidores. Potencial este, provocado pela presença de frações de hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos e também compostos organoclorados. Atualmente é crescente a busca pela remoção deste tipo de composto do ambiente, devido a grande poluição que o mesmo pode provocar.

Esta pesquisa se justifica, pois a preservação do meio ambiente que é um tema que está sempre em recorrência em nosso país, algumas práticas sustentáveis vem a viabilizar esse processo, tais como o processo de tratamento desses resíduos que vem a ser o foco deste trabalho. O debate sobre o tema é feito por diversas perspectivas, investigando os benefícios do tratamento desses efluentes.

Segundo a presidência da República da casa civil dispõem sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e da outras providencias, e dá outras providências. Tais definições podem ser encontradas na Resolução Nº 9.605, 12 DE fevereiro DE 1998.

 Conama a legislação vigente dispõem sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Tais definições podem ser encontradas na Resolução Nº 357, DE 17 DE MARÇO DE 2005, alterada pela Resolução 430/2011.

Assim, por finalização o objetivo deste trabalho tem como escopo a avaliação a respeito da correlação existente entre a ecologia industrial aplicado a sustentabilidade ambiental bem como o tratamento dos resíduos produzidos pela indústrias petroquímicas pretendendo dar maior visibilidade aos problemas que tais falhas humana podem ocasionar no meio ambiente, no futuro de uma nova geração e também na qualidade de vida dos presentes, bem como explicitando as referentes eficiência desses mecanismos de controle ambiental de forma a fundamentar os princípios da sustentabilidade.

  1. Ecologia industrial e aspectos ambientais

A ecologia industrial é um termo que não segui uma definição preestabelecida podendo ser entendida como um conjunto de técnicas as quais visão uma produção mais limpa de forma a prevenir a poluição ambiental, reduzir insumos por matérias primas dessa forma a priorizar o processo sustentável e propagar a reutilizaçao de resíduos. Ela é sistemica, abrangente, possui um olhar clínico de todos os integrantes do sistema industrial e seus relacionamentos diante da biosfera.

Segundo Conceição, Coelho, Torres, Sousa, Neto (2011) a gestão ambiental vem ganhando importância, as empresas constataram que demonstrar qualidade ambiental é um item considerado importante por seus clientes sendo hoje as pessoas mais informadas e motivadas para o assunto. Como estudado no histórico ambiental as empresas passou a se ter uma preocupação com a questão ambiental, a partir de problemas ocasionados ao meio ambiente à sociedade passou a cobrar mais competência e ética das organizações para minimizar danos à natureza, que consequentemente afetava a coletividade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (261.2 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com