TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho técnico como forma de comunicação

Seminário: Desenho técnico como forma de comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Seminário  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

 Aula-tema: desenho técnico como forma de comunicação. Aspectos gerais do

desenho técnico.

PASSO 2

Responda às seguintes questões relacionadas à disciplina de desenho técnico.

a- Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

Quando alguém quer transmitir em recado, pode utilizar a fala ou passar seus pensamentos para o papel na forma de palavras escritas. Quem lê a mensagem fica conhecendo os pensamentos de quem a escreveu. Quando alguém desenha, acontece o mesmo: passa seus pensamentos para o papel na forma de desenho. A escrita, a fala e o desenho representam ideias e pensamentos. A representação que vai interessar neste curso é o desenho.

Desde épocas muito antigas, o desenho é uma forma importante de comunicação. E essa representação gráfica trouxe grandes contribuições para a compreensão da Historia, porque, por meio dos desenhos feitos pelos povos antigos, podemos conhecer as técnicas utilizadas por eles, seus hábitos e até suas ideias.

As atuais técnicas de representação foram criadas com o passa do tempo à medida que o homem foi desenvolvendo seu modo de vida, sua cultura. Veja algumas formas de representação da figura humana, criadas em diferentes épocas históricas.

O desenho técnico é um tipo de representação gráfica utilizada por profissionais de uma mesma área, como por exemplo, na mecânica, na marcenaria, na eletricidade. Maiores detalhes sobre o desenho técnico você aprendera no decorrer deste curso. Por enquanto, é importante que você saiba as diferenças que existem entre o desenho técnico e o desenho artístico. Para isso, é necessário conhecer bem as características de cada um.

O desenho artístico não seguem normas ou regras, transmitindo apenas as ideias e sentimentos de maneira pessoal. Um artista não tem o compromisso de retratar fielmente a realidade. O desenho artístico reflete o gosto e a sensibilidade do artista que o criou. Não transmite quantificação das dimensões ou ênfase em detalhes.

b- Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

A arte de representar um objeto ou fazer sua leitura por meio do Desenho Técnico é muito importante para o Engenheiro e o Projetista, visto que ele fornece todas as informações precisas e necessárias para a construção de uma peça. Assim, o Desenho Técnico surgiu da necessidade de representar com precisão máquinas, peças, ferramentas e outros instrumentos de trabalho.

O esboço é aceito, geralmente, como um meio universal e eficaz de comunicação, tanto entre técnicos como entre leigos. Ao fixa-se uma ideia, por meio de um esboço, ela se tona permanente; pode-se então, aplicar todos os esforços da critica para analisa-la e toda a capacidade criativa para refina-la e desenvolve-la.

Perspectivas, que é técnica de representação do objeto em espaço tridimensional para uma superfície plana, fazendo com que a imagem obtida se aproxime daquela que vemos.

Vista Múltiplas, baseada no conceito de projeção ortogonal e possui uma gama muito grande de informações permitindo visualizar imediatamente o objeto representado.

c- Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções. É necessário que obedeça a determinadas regras e convenções de forma que todos os implicados no processo de desenho “falem a mesma Língua”. Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referencia para maioria das normas individuais de cada pais. O principal órgão regulamentador de normas é a ISSO (International Organization for standardization), e serve como base para elaborar também as normas aqui regidas e controladas pela ABNT (Associação Brasileira de normas Técnicas).

Relato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com