TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Tecnico

Ensaios: Desenho Tecnico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2012  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  2.534 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA

DESENHO TÉCNICO

PROFESSOR: EBERT GUIMARÃES

TURMA: ENGENHARIA MECÂNICA – SÉRIE 1

DESENHO TÉCNICO

(1ª etapa)

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA

Belo Horizonte, 18 de Maio de 2011

DESENHO TÉCNICO: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISSIONADAS (1ª ETAPA)

Conforme a sua solicitação da primeira etapa referente à atividade prática supervisionada com objetivo de resolver uma tarefa por meio de pesquisa e debate com os membros do grupo, promovendo a troca de idéias e a construção do conhecimento.

Alunos (as):

Professor: Ebert Guimarães

Belo Horizonte, 18 de Maio de 2011.

ETAPA 1

Aula-tema: desenho técnico como forma de comunicação; Aspectos ferais do desenho técnico.

Esta atividade é importante para que você possa distinguir entre desenho técnico e desenho artístico; reconhecer a necessidade de aprender desenho como forma de comunicação; escolher adequadamente o formato e orientação da folha de papel; dobrar corretamente os desenhos e identificar um desenho através da legenda; utilizar à escrita e os tipos de linhas adequadas para cada tipo do desenho.

PASSO 1

Leia o capitulo 1 do PLT e discuta os tópicos com o seu grupo.

PASSO 2

Responda ás seguintes questões relacionadas á disciplina de desenho técnico.

a) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico:

Pode-se fazer uma primeira distinção de característica, através do próprio objetivo da descrição do objeto: normalmente o desenho artístico tem como objetivo transmitir apenas uma imagem, sem grande ênfase na quantificação das dimensões do objeto, tem como característica transmitir significados e interpretações diferentes para diferentes indivíduos; o desenho técnico, ao contrário do artístico, deve transmitir com exatidão todas as características do objeto que representa; que por sua vez, deve ser perfeitamente perceptível em qualquer lugar do mundo, tendo uma mesma interpretação, já que é um tipo de representação gráfica utilizada por profissionais de uma mesma área.

b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados:

No começo do processo, o engenheiro ou o projetista imagina a peça ou o objeto a ser feito, e elabora um esboço dele. O esboço é um rascunho do material a ser desenvolvido, um desenho técnico a mão livre, que servirá como base para a elaboração e execução do desenho preliminar. O desenho preliminar serve para a aprovação do projeto, podendo sofrer ainda modificações e alterações para a adequação do projeto. Após devidamente aprovado e liberado sua execução, o desenho passa por um desenhista técnico, ou outra pessoa e setores competentes para a elaboração do desenho técnico definitivo, que conterá todos os elementos necessários para a sua compreensão. Estas etapas são feitas representando o objeto de duas formas distintas. São elas:

Perspectivas, que é a técnica de representação do objeto em uma visão espacial, rápida, de determinado objeto.

Vistas múltiplas é a representação mais usados em Engenharia e se baseia no conceito de projeção ortogonal. Existe uma grande quantidade de informações contidas nestes tipos de desenhos, com anotações, notas de fabricação, notas de montagem etc.

c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambigüidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

O principal órgão regulamentador de normas é a ISO (International Organization for Standardization), e serve como base para elaborar também as normas aqui regidas e controladas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Aqui relato alguns institutos de normas técnicas de outros países, todos baseados na norma ISO.

ASA = Americam Standart Association (Estados Unidos)

JIM = Japan International Norm (Japão)

DIN = Deutsche Indrustrie Normen (Alemanha)

PASSO 3

Leia o capítulo 3 do PLT e responda aos questionamentos pertinentes a esse capítulo:

a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.

Tem como objetivos a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade. É normalizado pela ABNT 14699, que diz o seguinte:

“Esta Norma fixa as condições exigíveis de proporções e dimensões para representação gráfica de símbolos de tolerância geométrica em desenho técnico.”

b) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.

São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com