TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolivmento Economico

Monografias: Desenvolivmento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.781 Palavras (8 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 8

Desenvolvimento Econômico

Tema 01: Desenvolvimento Econômico em Perspectiva: entre Aspirações e Ilusões do Mito 6 Tema 02: China e Índia: Evolução e Mudanças na Economia dos Gigantes Asiáticos Emergentes 22 Tema 03: Uma Análise Comparativa do Crescimento Econômico de Brasil, Rússia, Índia e China 38 Tema 04: Evolução dos Indicadores de Ciências, Tecnologias e Inovação no BRIC 54

Tema 01

Desenvolvimento Econômico em Perspectiva: entre Aspirações e Ilusões do Mito • Os conceitos de subdesenvolvimento e desenvolvimento. • Os projetos criados para que houvesse crescimento com igualdade entre todos os países. • As medidas de desenvolvimento econômico.

LEITURAOBRIGATÓRIA De acordo com Rebouças (2010), o desenvolvimento econômico ocorre quando a renda real de um país, proveniente de atividades produtivas, aumenta no decorrer de determinado período de tempo. Quando se fala em renda nacional, faz-se referência ao produto total de um país, relativo a bens e serviços finais. A renda nacional deve ser corrigida pelo índice de preços de bens e consumo e bens de capital. Quando o desenvolvimento atinge um índice superior ao do demográfico, a renda per capita tende a aumentar. Desenvolvimento econômico não é somente o crescimento da produção, mas também abrange o significado de aspectos qualitativos presentes no próprio processo. Um desenvolvimento econômico de qualidade é aquele que visa uma distribuição igualitária e justa de seus frutos, que propicia a redução da pobreza, que eleva o poder de compra do salário do trabalhador, que traz melhores condições de trabalho e moradia, além de ampliar os benefícios sociais (REBOUÇAS, 2010). Ainda para Rebouças (2010), o desenvolvimento econômico é medido por índices internos, pertencentes às instituições nacionais, e externos, referentes aos parceiros e instituições

estrangeiras. O desenvolvimento desta natureza é considerado um processo que requer estudos, planejamento e ações constantes; atua em determinadas potencialidades do país e pode representar modificações e novas direções em virtude de algumas variáveis (políticas, ambientais, mercadológicas). Celso Furtado (1964) definiu desenvolvimento econômico como um processo de mudança social pelo qual um número crescente de necessidades humanas – preexistentes ou criadas pela própria mudança – é satisfeito por meio de uma diferenciação no sistema produtivo decorrente da introdução de inovações tecnológicas. A ideia de desenvolvimento econômico esteve presente nos primeiros estudos econômicos, desde os mais elementares.

A Fisiocracia, escola de pensamento formada por economistas burgueses no século XVIII, na França, ficou conhecida pelo trabalho pioneiro de François Quesnay (1694-1774) que, por meio de seu Tableau Économique de 1758, definiu o sistema econômico à semelhança do funcionamento do organismo humano. A agricultura era considerada pelos fisiocratas a única atividade produtiva, e, portanto, o desenvolvimento dependia do aumento da produtividade agrícola. Para tanto, defenderam a redução de impostos e condenaram gastos supérfluos e tudo o que prejudicasse a venda da produção agrícola, necessária à capitalização da agricultura e à geração de excedente para estender o desenvolvimento às demais atividades econômicas.

O desenvolvimento econômico, para Schumpeter (1982), é um fenômeno originário da própria esfera econômica, com características qualitativas novas, e não imposto de fora, ou seja, trata-se de uma adaptação da economia à nova realidade externa. Ao contrário, o processo desenvolvimentista cria seu próprio móbil, criando situação diferente da verificada em situação de equilíbrio. A erupção do processo ocorre, portanto, por iniciativa do produtor, sendo posteriormente acompanhado pelos consumidores. Por esta razão, Schumpeter (1982) apontou a importância do crédito ao empreendedor para permitir inovações e o consequente desenvolvimento econômico.

Na América Latina e no Brasil, particularmente, os ideais de desenvolvimento ganharam importância com os estudos da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), fundada na década de 1950 por economistas da região preocupados com o atraso de suas respectivas nações. Sua principal contribuição consistiu na crítica ao pensamento convencional acerca da divisão internacional do trabalho, que separava as nações em função da disponibilidade dos fatores de produção, condenando os países ricos em recursos naturais à eterna dependência dos países industrializados, ricos em tecnologia e capital.

Resultou da visão desses economistas o processo substituição da importação adotada nas economias latinas para criar suas indústrias nacionais. Para Maia (2006), a substituição de importações no Brasil ocorreu dos anos 1930 aos anos 1980 e permitiu a criação de um parque industrial diversificado e atuante, absorvedor de mão de obra e gerador de produção para atendimento dos mercados interno e externo. Este processo de crescimento foi interrompido nas economias latinas com a crise financeira internacional dos anos 1980, prejudicando sobremaneira os países pobres por sua forte dependência de capitais externos.

Apesar do forte crescimento econômico experimentado na região, acompanhado pela maior liberdade política, as populações pobres no Brasil pouco se beneficiaram com o crescimento, pois a distribuição do excedente durante todo o processo foi bastante concentrada nas faixas de renda superiores. Esgotado este modelo, as iniciativas para romper com o subdesenvolvimento na região a partir dos anos 1990 têm priorizado a maior integração de suas economias com os países ricos por meio da maior liberdade comercial e financeira (MAIA, 2006). AGORAÉASUAVEZ

Questão 1:

De acordo com o Livro-Texto, o subdesenvolvimento, na visão Cepalina, refere-se a

países periféricos, ou seja, pobres. Assinale

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com