TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Das Atividades Dos Capítulos: 01,07,08,09,10

Monografias: Desenvolvimento Das Atividades Dos Capítulos: 01,07,08,09,10. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  3.542 Palavras (15 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 15

Capítulo 1- Hexagrama-Síntese

MINITEXTOS PARA DEBATE

“Uma escola passou uma tarefa importante aos alunos da segunda série do ensino fundamental: Elaborar a prova que eles mesmos fariam. A criançada ficou excitadíssima. A classe foi divida em pequenos grupos, a professora apresentou as regras e colocou os alunos para trabalhar. As surpresas com que se defrontaram no processo foram muitas.

A primeira foi que eles não sabiam que, para fazer perguntas sobre um conteúdo, é preciso estuda-lo – e muito bem. Ponto para a escola, que soube dar mais valor às perguntas do que às respostas. Afinal, é exatamente isso que sustenta o aprendizado: ensinar a fazer perguntas certas. Além disso, a escola livrou os alunos da tradicional situação que costuma deixa-los estressados e que não colabora com o processo de aprendizagem: as avaliações”

Trata-se de uma maneira eficaz de aprendizagem que realmente dá resultados, ou seja, para que se possa elaborar uma pergunta sobre um determinado tema, é preciso que se saiba sobre o conteúdo, estudando-o e o entendendo.

Desenvolve-se então, uma educação problematizante, que de acordo com Paulo Freire, uma educação problematizante, é a que se baseia na criatividade e estimula o raciocínio, fazendo do homem, um ser racional e crítico. As crianças então, elaboraram perguntas do que foi estudado e entendido, desenvolvendo a habilidade crítica desde cedo e facilitando o aprendizado.

PLPD-PARE, LEIA, PENSE, DISCUTA

Uma breve história Zen

Uma vez, um valente Samurai, assim conta a lenda, desafiou o mestre Zen ara que ele lhe explicasse os conceitos de paraíso e inferno. O mestre Zen lhe respondeu, com certo ar de desprezo: “Eu não tenho tempo para responder questões como esta para alguém que não vale nada”. Tendo sua honra atacada, o samurai se possuiu de raiva e desembainhando sua espada, gritou:” Eu podia mata-lo por sua impertinência”.

“Isto”, o mestre calmamente respondeu, “é o inferno”. Surpreso com a resposta, ele se acalmou, guardando sua espada e se curvou, agradecendo pelo Insight provocado. “E isto”, disse o mestre, “é o paraíso”.

Esta pequena história nos remete a Sócrates, alguns séculos antes, quando ele dizia: Conhece-te a ti mesmo.

APLICANDO A MAIÊUTICA SOCRÁTICA

Responda a 1º pergunta e formule mais duas, por escrito.

1.O que você aprendeu sobre comportamento humano com esta breve história Zen?

O Ser humano tem vários tipos de emoções e algumas delas podem fazer com que o comportamento humano mude. Nesta breve história Zen, o comportamento do samurai foi comparado com o paraíso e inferno, Sendo que, quando ele estava irado e de comportamento agressivo, foi comparado com inferno, e quando ele se acalmou seu comportamento refletia paz, sendo então o paraíso, Ou seja, o comportamento humano pode mudar de acordo com nossas emoções, de como outras pessoas interagem conosco.

2.O que seria o “insight”?

3.O que ele quis dizer com “conheça –te a ti mesmo?

EXERCÍCIO DE INTEGRAÇÃO E APLICAÇÃO

Descreva, em dois ou três tópicos de forma breve, o que você espera obter:

a) De você próprio, do seu esforço pessoal, no correr do estudo da disciplina Comportamento Organizacional e Comunicação.

Desenvolver habilidades de resolver problemas

Desenvolver habilidades comunicativas

Poder gerenciar e controlar as emoções obtendo um bom desempenho pessoal e organizacional

Capitulo 7-Personalidade e comportamento

MINITEXTOS PARA DEBATE

Entre os gerentes eficazes que conheci e com quem trabalhei, há extrovertidos e reservados, homens solitários, alguns mesmo morbidamente tímidos. Alguns são excêntricos, outros penosamente corretos, conformistas. Alguns são gordos outros esguios. Uns são combativos, outros moderados. Alguns bebem consideravelmente, outros são abstêmios totais. Uns são de grande encantos pessoal e calor, outros não tem mais personalidades que um peixe congelado...O que todos esses gerentes eficazes tem em comum são os métodos que tornam eficaz tudo o que tem e qualquer coisa que sejam.

O Gerente Eficaz, de Peter Drucker, P.80

Cada pessoa possui uma personalidade diferente, mesmo exercendo uma mesma profissão e sendo todos igualmente eficazes, ou seja, a personalidade é o resultado da associação de vários fatores, que podem ser hereditários e ambientais, fazendo com que cada um seja diferente um do outro.

Mas de acordo com o texto, as diferenças não interferem na eficácia que cada um possui, pois todos são excelentes no quem fazem, suas habilidades e métodos fazem que todos eles sejam gerentes eficazes.

PLPD-PARE, LEIA, PENSE, DISCUTA

Quando amadureci, compreendi que o segredo da felicidade e das realizações consiste, em larga medida, em escolher os papeis adequados para nós, e apenas esses. Tal escolha fica mais fácil a medida que amadurecemos, mas e possibilitada, em parte, pela disposição de admitir que alguns papeis não combinam conosco. Na juventude um ignorância natural ou arrogância natural nós fez crer que podemos desempenhar qualquer papel, adaptando-o as nossas características. É raro que isto seja verdade. Os bem-sucedidos são aqueles que, por sorte ou por bom planejamento, descobrem os papeis que lhe são adequados, desde de cedo nunca tentando representar outros para os quais não são talhados.

Charles Handy, p.73

Como você tem agido em relação as suas características pessoais? Buscando organizações e situações em que suas qualidades e características melhor se adaptem ou “forçado a barra”, aceitando ou mesmo buscando tarefas e organizações que tem muito pouco a ver com você?

Na maioria das vezes procuro buscar o que mais se adapta a minha personalidade não forçando a barra.

APLICANDO A MAIÊUTICA SOCRÁTICA

1.Você concorda com Drucker de que tanto faz ser um gerente extrovertido ou reservado? Quais as implicações de um e de outro para atividade organizacional?

Não concordo, pois, cada um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com