TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Das Características Do Universitários Exigidas Pelo Mercado De Trabalho

Trabalho Universitário: Desenvolvimento Das Características Do Universitários Exigidas Pelo Mercado De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  1.638 Palavras (7 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE JOSÉ LACERDA FILHO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

PERFIL PROFISSIONAL E EXIGÊNCIAS DO MERCADO: O DESENVOLVIMENTO DAS CARACTEÍSTICAS PROFISSIONAIS DOS UNIVERSITÁRIOS EXÍGIDAS PELO MERCADO DE TRABALHO

IPOJUCA/PE, 2014.

ELENILSON JERONIMO

ERIKA KELLY EUGÊNIO

PERFIL PROFISSIONAL E EXIGÊNCIAS DO MERCADO: O DESENVOLVIMENTO DAS CARACTEÍSTICAS PROFISSIONAIS DOS UNIVERSITÁRIOS EXÍGIDAS PELO MERCADO DE TRABALHO

Projeto de Pesquisa submetido à Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso 1 como requisito de avaliação.

IPOJUCA/PE, 2014.

1. INTRODUÇÃO

“Para os contratantes, quanto maior o nível de competência da oferta de trabalho, melhor será a relação de troca, desde que as competências estejam sintonizadas com as exigências dos demandantes. Por sua vez, os empregados empenham-se em aumentar suas chances de competição, adquirindo um perfil profissional que lhes atribua maior competitividade, para que possam se diferenciar no mercado pelas suas habilidades e competências individuais”.(Offe e Hinrich, 1994).

No ano de 1994, Offe e Hinrich já falavam que os empregados buscavam ter um perfil profissional que lhes acarretassem maiores chances no mercado, fazendo de suas habilidades e competências um diferencial em relação aos outros profissionais.

O mercado de trabalho este cada vez mais competitivo e exigente, e para que a inserção nesse meio seja possível, encontramos a busca de qualificação e maior conhecimento em todas as áreas empregáveis.

Analisando este cenário, pode-se perceber que as IES (instituições de ensino superior) no Brasil vêm sendo ocupadas em maior escala, e o crescente ingresso das pessoas nessas instituições está diretamente associada as necessidade do mercado de trabalho.

No Brasil, as IES são responsáveis por promover a formação superior á pessoas capazes de influenciar o processo de desenvolvimento da sociedade em direção a melhorias da vida humana no planeta. Dessa forma, elas atendem a demanda de profissionais para o mercado de trabalho, argumenta Cristina Melim Petrelli e Nelson Colossi (2006).

Diante dos fatos apresentados acima, percebe-se que a formação superior é de suma importância para o alcance de uma posição no mercado de trabalho. Em contra partida, somente esta formação não é suficiente para que um profissional seja mais competitivo e alcance as melhores oportunidades.

Partindo desta premissa, nos questionamos:Os estudantes universitários estão desenvolvendo no decorrer do curso as características profissionais exigidas pelo mercado de trabalho?

Este trabalho de pesquisa será realizado com os alunos do curso de Administração do sétimo e oitavo período da Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas (FAJOLCA) em Ipojuca – PE.

2. HIPÓTESE DA PESQUISA

Analisando o perfil que um profissional deverá ter para entrar, permanecer e ter sucesso no mercado de trabalho, temos como pressuposto que os estudantes universitários, no decorrer da graduação, estão desenvolvendo tais características que, somadas, formam o perfil exigido pelo mercado. Supomos que através de ferramentas disponibilizadas pela própria instituição de ensino e outros meios, os alunos do sétimo e oitavo período da FAJOLCA, ao longo do curso, estão buscando o desenvolvimento de tais características.

3. OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

Investigar o desenvolvimento das características profissionais dos estudantes exigidas pelo competitivo mercado de trabalho.

3.2 Objetivos específicos

• Investigar o perfil do estudante de administração da Fajolca.

• Verificar as expectativas dos estudantes em relação ao mercado de trabalho.

• Identificar quais são as características profissionais exigidas atualmente pelo mercado de trabalho

Justificativa

O competitivo mercado de trabalho precisa de um profissional na área de administração que, além de dominar os conteúdos da grade curricular do curso, domine ferramentas estratégicas de gestão e se diferencie dos demais.

No Brasil, milhares de alunos se formam todo ano, mas a questão é saber: Essas pessoas são grandes líderes, com um alto poder de decisão e persuasão? Ela está preparada para administrar em crises e com poucos recursos?

Essa pesquisa, além de mostrar o perfil do universitário de Administração da Fajolca, poderá ser utilizada por instituições de ensino, em seu planejamento acadêmico, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento profissional de seu respectivo aluno.

Mediante a esta colocação, decidimos investigar se os alunos de Administração do 7º e 8º período da Fajolca estão desenvolvendo estas características, e quais suas expectativas para atuar neste mercado tão competitivo.

Referencial Teórico

1. O Ensino Superior no Brasil

O acesso das pessoas ao ensino superior no Brasil vem crescendo cada vez mais. O que antes era privilégio para poucos, hoje é acessivel á pessoas de diferentes classes socias. O competitivo mercado de trabalho e os programas governamentais impulsionaram diretamente esse crescimento.

1.1 Breve História do Ensino Superior Brasileiro

A história do ensino superior brasileiro é marcada por exclusões e relevantes traços de discriminação.

O real significado do termo "Ensino Superior" vai muito além do de ensino de terceiro grau, como ficou popularizado principalmente após as reformas das décadas de 60 e 70.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com