TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento De Novos Produtos E Marcas Atividade 4

Trabalho Escolar: Desenvolvimento De Novos Produtos E Marcas Atividade 4. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 6

Leia atentamente o texto abaixo, e depois responda a questão proposta assinalando a alternativa correta:

A Gillette, no mercado há mais de 100 anos, nunca foi ameaçada na liderança mundial de vendas de aparelhos e lâminas de barbear. Em sua sede, todos os dias funcionários chegam de manhã e se encaminham para uma área com pias e torneiras. Lá, se barbeiam com produtos que ainda não chegaram ao mercado – e talvez nunca cheguem. Mais de 2% de seu faturamento de US$ 10,5 bilhões destina-se a pesquisa e desenvolvimento. Nem sempre a grande sacada nasce em laboratórios. Por exemplo: qual a diferença entre o Mach 3 e uma de suas versões, o Mach 3 Champion? Resposta: a cor. Os tradicionais são prateados. O Champion, vermelho ferrari. “Sempre priorizamos mensagens tecnológicas, mostrando a ação de nossos barbeadores sobre a pele”, diz Toledo. “Nesse caso, fomos para o lado emocional, com mensagem de bem-estar e sucesso, utilizando a imagem de Emerson Fittipaldi.” As vendas cresceram 30%. Seria uma edição limitada. Virou item permanente do portifólio.

A Gillette respeitou um princípio básico no universo da inovação empresarial. “Qualquer ação inovadora deve atender, ao mesmo tempo, a necessidade do cliente e garantir retorno ao acionista”. (Fonte: Reportagem “Empresas Criativas” de Joaquim Castanheira publicada na Revista Isto É Dinheiro de 10 de agosto de 2005, edição 413, disponível em (http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/4600_empresas+criativas). acesso em 2 de agosto de 2011.)

O desafio gerencial no Desenvolvimento de Novos Produtos que está relacionado com o texto acima da Gillette é:

Resposta Selecionada:

Incorretaa. Incorporar novas tecnologias aos produtos, tão logo elas estejam disponíveis.

Resposta Correta:

Corretaa. Maximizar a adequação à necessidade do cliente.

Feedback da resposta:

A alternativa correta é “Maximizar a adequação à necessidade do cliente”, pois a Gillette aproveita produtos já lançados, diferenciando-os apenas na cor, lançando novas versões que tragam resultados financeiros a custos baixos.

Pergunta 2

0 em 0,2 pontos

Observe a legenda abaixo, e depois responda a questão proposta assinalando a alternativa que relaciona corretamente a legenda com o texto

Princípio 1 – Peneira de ideias.

Princípio 2 – Evite a monocromia.

Princípio 3 - Olhe para fora da janela.

A Oxiteno é uma empresa química do Grupo Ultra que fabrica mais de 400 produtos diferentes, com formulações únicas, que estão contidos em xampus, cremes dentais ou defensivos agrícolas. Em 2004, o presidente da empresa resolveu montar uma espécie de time dos sonhos da indústria química e reuniu seis dos maiores especialistas do mundo para criar um conselho tecnológico e científico para a Oxiteno. Buscaram os especialistas de uma mesma área da química, a dos tensoativos, para que eles pudessem discutir entre si.

O grupo é formado por químicos com idade de 50 a 60 anos, oriundos da academia da Suécia, ou da indústria, como o italiano Guido Bognolo, ex-Procter&Gamble e ex-ICI. Eles vêm ao Brasil uma vez por ano e, durante três dias, avaliam o portfólio da Oxiteno, propõem temas de pesquisa e dão palestras aos 120 pesquisadores da empresa. Eles ainda servem como uma ponte para tudo que está acontecendo no mundo e abrem as portas para a empresa fazer acordos com centros de pesquisa internacionais. Integrar esses papas da química ao processo de inovação da empresa sai mais barato do que se poderia supor. Os valores correspondem a cerca de um décimo do que um guru internacional de administração cobraria por uma palestra de uma hora. Eles não vêm pelo dinheiro, vêm pela curiosidade e ficam empolgados em ver como o pessoal da Oxiteno está preparado para sugar a carótida deles. (Reportagem “Empresas Criativas” de Joaquim Castanheira publicada na Revista Isto É Dinheiro de 10 de agosto de 2005, edição 413, disponível em http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/4600_empresas+criativas. acesso em 2 de agosto de 2011.)

O(s) princípio(s) de Desenvolvimento de um Novo Produto que está(ão) relacionado(s) com o caso da Oxiteno é:

Resposta Selecionada:

Incorretae. Os Princípios 1 e 2.

Resposta Correta:

Corretae. Somente o Princípio 3.

Feedback da resposta:

A alternativa correta é “Somente o Princípio 3”, pois o princípio de Desenvolvimento de um Novo Produto que está relacionado com a experiëncia da Oxiteno retratada no texto acima é que eles foram buscar inspiração e conhecimento fora da empresa. Logo é o princípio “olhe para fora da janela”.

Pergunta 3

0 em 0,2 pontos

Observe a legenda abaixo, e depois responda a questão proposta assinalando a alternativa que relaciona corretamente a legenda com o texto:

ASPECTO I - A taxa de mudança tecnológica

ASPECTO II - A moda e as tendências

ASPECTO III - Implicações gerenciais

A Oxiteno, uma empresa química do Grupo Ultra fabrica mais de 400 produtos diferentes, com formulações únicas, que estão contidos em xampus, cremes dentais ou defensivos agrícolas. A gama de aplicações de suas fórmulas é imensa. O problema é que esses produtos têm curta duração no mercado, pouco mais de cinco anos, o que exige inovações constantes.

Dos aspectos que influenciam o desenvolvimento de novos produtos, o(s) que está(ao) relacionado(s) com a Oxiteno é:

Resposta Selecionada:

Incorretaa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com