TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO PRODUTOS DE NUTRACUTEO

Relatório de pesquisa: DESENVOLVIMENTO PRODUTOS DE NUTRACUTEO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.413 Palavras (10 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 10

2. DESENVOLVIMENTO

ALIMENTOS NUTRACÊUTICOS

Utilizados na composição de alimentos, cosméticos e produtos farmacêuticos, os nutracêuticos são uma das principais aposta para o futuro da indústria química, pois atende à crescente demanda internacional por produtos que ajudem a sociedade na busca por uma vida com mais saúde e qualidade.

Há muito tempo sabe-se que uma alimentação balanceada pode prevenir e tratar muitas doenças. A comunidade cientifica atenta para este fato descobriu que alguns alimentos apresentam além do aspecto nutricional comum, nutrientes que agem na melhora e redução de doenças. O efeito terapêutico inclui alteração na composição de gorduras corporais, redução na absorção do colesterol, regulação da coagulação do sangue, influência nas atividades digestivas entre outras.

A Agência Nacional de vigilância sanitária (ANVISA) visando regulamentar esta nova prática no Brasil publicou a portaria 398 que estabelece as diretrizes básicas para a análise e comprovação de propriedades funcionais e /ou de saúde alegadas em rotulagem de alimentos. Esta atitude visa proteger o consumidor. e estimular os investimentos em pesquisas científicas.

DEFINIÇÃO

O termo nutracêutico vem de ‘nutri’, nutriente e ‘cêutico’ de farmacêutico, alimentos que nutrem e trazem saúde. È a medicina natural tratando da saúde das pessoas e prevenindo as suas.

Os nutracêuticos já têm mais de uma década de idade. A expressão “nutracêutico” foi cunhada pela fundation for Innovation in Medicine dos E.U.em 1990, para nominar uma nova área de pesquisas biomédicas e, desde então, se tornou parte do léxico padrão da comunidade médico-Científica e das indústrias de alimentos e drogas. É definida como NUTRACÊUTICOS não uma droga ou um alimento, mas “uma substância de ocorrência natural com evidente efeito benéfico à saúde que faça parte, como ingrediente, de alimentos específicos, alimentos funcionais ou suplementos alimentares”.

O alvo dos nutracêuticos é significativamente diferente dos alimentos funcionais, por várias razões, uma delas é a prevenção e o tratamento de doenças. Cabe ressaltar que, enquanto os alimentos funcionais são aqueles que, ingerido sob forma natural, trazem benefícios á saúde, os nutracêuticos representam formulações farmacêuticas contendo extrato ou concentrado de um ou mais compostos isolados de alimentos, consumidos ou administrados entericamente sob supervisão médica para o manejo específico de uma doença.

HISTÓRIA

Desde o “tempo das cavernas”, o homem procurava os seus alimentos na natureza e aprendeu com os animais (através da observação e da experimentação) a comer alimentos que poderiam curar as suas doenças. Daí, surgiu a fitoterapia, onde foi utilizada por páges, magos, alquimista, padres, terapeutas e médicos. A indústria farmacêutica sintetizou as moléculas dos produtos naturais para a produção de vários dos seus remédios.

A sociedade, cada vez mais, vem demostrando preocupação pelas possíveis relações entre os nutrientes que recebe e sua saúde. Embora exarceba recentemente, essa preocupação data já de tempos imemoriais, certificando que sua história pode se reportar a cerca de 400 a.c, quando Hipócrates postulou o seguinte mandamento “Que teu alimento seja teu remédio”. Hoje, aproximadamente 2400 anos transcorridos, essa filosofia é atual e serve de paradigma para a nova modalidade de produtos conhecidos como promotores da saúde, com espaço em todo o mundo.

Atestando esta preocupação atual, na 32 conferência anual da European Association for Business Reserch Planning and Development in the Chemical Industry em Paris a 11 de outubro de 1999, foi constatado o seguinte “o público está reconhecendo e aceitando que há uma forte conexão entre saúde e nutrição”. Idéias semelhantes foram veiculadas no primeiro Whorkshop Internacional de Alimentos Funcionais e Nutracêuticos realizado em Curitiba em maio de 2012.

Está havendo, hoje em dia um grande aumento da expectativa de vida para a população global que está por sua vez, conduzindo um grande aumento de pessoas idosas, aumentando assim os níveis da necessidade por dietas relacionadas a doenças. A partir disso, as pessoas estão se preocupando mais com a alimentação buscando alimentos que auxiliem na prevenção de doenças ou deficiências, a chamada sabedoria popular fixou em provérbios algumas dessas convicções, atribuindo, por exemplo, á modesta maçã autênticas propriedades profilácticas: na apple a day keeps the doctor away..

Os alimentos nutracêuticos define uma ampla variedade de alimentos e componentes alimentícios com apelos médicos ou de saúde. Sua ação varia de minerais e vitaminas essenciais com proteção contra varias doenças. Tais produtos podem abranger nutrientes isolados, suplementos dietéticos na forma de cápsula e dietas, até os produtos beneficamente projetados, produtos herbais e alimentos processados.

Os nutracêuticos são alimentos, ou parte deles, que tem a capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde.

CLASSES DE NUTRACÊUTICOS

• FITOESTRÓGENOS

• FITOSTERÓIS

• ANTIOXIDANTES

• ANTITUMORAIS

• IMUNOLÓGICOS

• OSTEOLÓGICOS

• ESTIMULANTES

• TERMOGÊNICOS

• EMAGRECEDORES

• ERGOGÊNICOS

FITOESTRÓGENOS

Fitoestrógenos são fitoquímicos com estrutura química e ação similar ao estrogênio e estão presentes em uma grande variedade de plantas. Os principais fitoestrógenos na alimentação são as isoflavonas e as lignanas, que são predominantemente encontradas na soja e na linhaça respectivamente. Muitos estudos epidemiológicos têm apontado para o papel de quimioprevenção dos fitoestrógenos nos casos de câncer de mama, endométrio e próstata.

A população asiática, cuja dieta é rica em alimentos que contém fitoestrógenos, apresenta baixa prevalência de vários tipos de câncer, incluindo o de pulmão. Sendo assim, parece haver uma forte ligação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com