TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento De Recursos Humanos

Ensaios: Desenvolvimento De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  1.429 Visualizações

Página 1 de 6

Pergunta 1

A ética é componente fundamental na prática de RH, pois envolve pessoas que depositam nessa área confiança na busca de soluções de demandas profissionais e também pessoais.

Dessa forma, observando o que nos propõe Chiavenato (1997) como sendo um código de ética para a área de RH, é correto dizer:

a.

Enriquecer o capital humano desenvolvendo estratégias de valorização do capital intelectual é atribuição exclusiva das atividades de linha e não de RH.

b.

Dignificar o ser humano através de administração participativa envolve as pessoas, porém como sujeitos que devem ser conduzidos e direcionados exclusivamente aos interesses da organização.

c.

Dignificar e elevar o trabalho traduz-se através da prática da cultura democrática e participativa que deve ser disseminada a partir do incentivo à formação de equipes autônomas.

d.

Promover a felicidade e buscar a satisfação é incrementar o processo de mudanças no cenário organizacional que deve ser visto como algo positivo e que promoverá o crescimento.

e.

Preparar o futuro e criar o destino leva a direcionar o foco da empresa aos seus objetivos única e exclusivamente.

0,25 pontos

Pergunta 2

A Constituição Federal, a Consolidação das Leis do Trabalho e o Estatuto da Criança e do Adolescente preveem normas específicas para o trabalho de crianças e adolescentes. O tipo de proteção especial ao trabalho de que o menor dispõe que permite e viabiliza condições à educação, possibilitando ao menor um nível adequado de instrução, é:

a.

Proteção fisiológica.

b.

Segurança.

c.

Proteção psicológica.

d.

Proteção cultural.

e.

Proteção moral.

0,25 pontos

Pergunta 3

As organizações têm promovido programas de incentivo à diversidade, ou seja, a contratação de pessoas de diferentes crenças religiosas, culturas, raças, sexo etc., o que proporciona um ambiente de trabalho inclusivo, evita a discriminação e reforça o senso de justiça. Dessa forma, é possível afirmar:

a.

Uma empresa reconhecida como forte no quesito diversidade afasta possíveis candidatos, pois sua imagem pode não ser bem vista na sociedade.

b.

A ação de inclusão no programa de diversidade deve estar desvinculada ao planejamento estratégico da empresa.

c.

O RH deve trabalhar para que a diversidade passe a ser um valor organizacional.

d.

A comunicação no âmbito desse programa deve ser clara e objetiva, mas não ocupando os principais canais da empresa que devem ser destinados às atividades de linha.

e.

É recomendável que se evite envolver os líderes no programa de diversidade.

0,25 pontos

Pergunta 4

Com relação a mudanças nas organizações, cada pessoa pode reagir de uma forma, positiva ou negativamente. Podem-se utilizar algumas estratégias para contornar tais resistências. Preparar o processo de mudança com antecedência, não permitindo que as pessoas sejam surpreendidas corresponde à estratégia:

a.

Negociação e acordo.

b.

Manipulação.

c.

Participação e envolvimento.

d.

Facilitação e apoio.

e.

Educação e comunicação.

0,25 pontos

Pergunta 5

Considerando estruturas organizacionais, temos que a departamentalização se incumbe de agrupar pessoas, cargos e unidades de trabalho. A estrutura, que ocorre quando é necessário reunir pessoas por conhecimento especializado, denomina-se estrutura por:

a.

Processo.

b.

Produto.

c.

Cliente.

d.

Funcional.

e.

Mercado.

0,25 pontos

Pergunta 6

Em face às transformações ocorridas no mundo do trabalho nas últimas décadas, marcadas pelo acentuado processo de globalização econômica, devemos considerar o trabalho feminino nesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com