TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento De Recursos Humanos

Trabalho Universitário: Desenvolvimento De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Chiavenato (2008) a Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação do desempenho.

A empresa, não possui um departamento de recursos humanos estruturado ou um profissional especializado para gerir pessoas, os atos relacionados com recrutamento, treinamento e outros, são todos realizados pelo próprio diretor da empresa.

No entanto, a empresa acredita que é de máxima importância a administração de Recursos Humanos no setor produtivo e de serviços, uma vez que, planejamento, controle e condução do processo de gestão de pessoas também se fazem necessários em pequenas organizações, pois estas também são compostas de pessoas com necessidades, anseios e expectativas de crescimento e desenvolvimento profissional. Logo, daí surge à importância do desenvolvimento de subsistemas de RH, ainda que sejam implantados de maneira mais simples.Planejamento estratégico de recursos humanos

Snell e Bohlander (2009) afirmam que o planejamento de recursos humanos relaciona-se ao planejamento estratégico de vários modos, mas, em um nível fundamental, podemos nos ater a duas questões: a formulação da estratégia e a implementação da estratégia.

Segundo Albuquerque (1987) o modelo de gestão de pessoas deve nesse contexto estratégico, não somente adaptar-se, mas corresponder aos fatores internos e externos à organização, sendo influenciado pelos interesses dos stakeholders (acionistas, clientes, empregados, fornecedores e sociedade). Nesse modelo não é mais a motivação genérica que o modelo deve buscar: a gestão de pessoas deve estar alinhada às diretrizes e estratégias da empresa.

O planejamento estratégico, mais do que a busca de um plano formal, é um rico processo de discussão de oportunidades e de análise da realidade da empresa.

Assim, o diretor da empresa , busca traçar estratégias de forma a avaliar os fatores internos da empresa, os segmentado em pontos fortes e fracos avaliando, dentre outros aspectos: a estrutura organizacional; os fluxos de informações; a gestão financeira e o controle da gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com