TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Do EDI No Mundo

Trabalho Escolar: Desenvolvimento Do EDI No Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 3

EDI

EDI é a sigla de Electronic Data Interchange, que em português significa Troca Eletrônica de Dados. É um sistema de envio e recebimento de documentos eletrônicos padronizados entre parceiros de negócios. Estes documentos são gerados a partir de dados das transações comerciais e enviados eletronicamente aos parceiros.

O EDI é usado principalmente para transações repetitivas, entre as quais figuram diversas modalidades essenciais do comércio eletrônico: Pedidos de compra, programações de entrega, faturas, aprovação de crédito, avisos de embarque, confirmações, etc.

Ele funciona como sendo um sistema intermediário entre o ERP (Sistema de Integração Empresarial), o CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes) e o SCM (Gestão de Cadeia de Suprimentos) fazendo o envio de mensagens eletrônicas para todos de uma cadeia de suprimentos, controlando o fluxo físico de produtos para trocarem informações importantes.

O uso desse sistema tem como proposta automatizar essas transações e eliminar o grande número de papéis que são trocados entre empresas. Para que se consiga isto, é necessário conectar diretamente os computadores das empresas que transacionam entre si. Porém deve haver um intercâmbio de dados, tornando necessário um formato padrão desses dados negociados entre as empresas que farão este intercâmbio. Assim, agilizam e reduzem o tempo e os custos envolvidos nos processos comerciais e logísticos entre empresas.

Porém, esta não deve ser a principal motivação que empurra as empresas no sentido de implantar o EDI em seus negócios. A busca da competitividade empresarial deve ser esta referência. A agilidade e a produtividade são os dois pilares para que uma empresa consiga ser competitiva neste tempo de economia globalizada.

O uso de sistemas informatizados suportando as aplicações comerciais das grandes empresas já é uma rotina. Ninguém colocaria em dúvida a importância da informática no dia-a-dia destas organizações. O desafio que hoje se coloca é o de como interconectar estes sistemas tendo em vista a heterogeneidade dos ambientes computacionais que os suportam, visto que, há tempos atrás, cada empresa optou por uma determinada plataforma de hardware e software, a maioria das quais não se "conversam" entre si.

Alguns exemplos de arquivos utilizados são o XML, Edifact e FEBRABAN.

Desenvolvimento do EDI no mundo

O EDI não é uma mensagem de correio eletrônico, cujo formato é livre. Sua forma pretende suportar as transações interempresariais, necessitando para tanto ser adotada a partir de formatos rígidos que, além de atenderem aos requisitos básicos de cada tipo de negócio, estejam adequados sob os aspectos legais e fiscais.

A preocupação de padronizar as relações comerciais não é nova e antecede a tecnologia de comunicação de dados. Na última década, vários esforços de padronização têm sido feitos buscando viabilizar a troca eletrônica de documentos. Esta difícil tarefa tem encontrado nos interesses e pontos de vista diferentes, e até mesmo em determinados momentos conflitantes, seus maiores entraves, além, é claro, dos elevados custos dos investimentos necessários.

Devido a crescente globalização e ao aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com