TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento E Treinamento De Pessoas

Artigo: Desenvolvimento E Treinamento De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  4.829 Palavras (20 Páginas)  •  846 Visualizações

Página 1 de 20

1. INTRODUÇÃO

O treinamento é um processo ciclo, onde busca continuamente repassar ou reciclar conhecimento, atitudes e habilidades diretamente de tarefas ou otimização do trabalho, para desenvolver qualidade nos recursos humanos, habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para alcance dos objetivos organizacionais.

Seu propósito é aumentar a produtividades dos indivíduos em seus cargos influenciando seus comportamentos. Fazendo com que o treinamento alcance determinado grau de eficiência exigindo na realização das tarefas relacionadas ao seu cargos. O treinamento é de extrema importância para o desenvolvimento de colaborador e consequentemente da organização, buscando continuamente a motivação dos colaboradores e proporcionando qualidade de vida, tornando o ambiente de trabalho mais agradável, harmoniosos, transparente, ética, e equilibrado. Alguns programas de treinamento tem por objetivo transmitir informações ao funcionários sobre a organização, suas politicas e diretrizes, regras e procedimentos, missão e visão organizacional, produtos, serviços, clientes e concorrestes. Já outras estão concentradas em desenvolvimento as habilidades das pessoas e capacita-las no seu trabalho. Há também aqueles que visam desenvolver conceitos e elevar o nível de abstração das pessoas para que elas possam pensar e agir em termos mais amplos.

Para alcançar o sucesso no programa, é necessário ter equipes capacitadas e flexíveis á mudanças. Bem aplicado o treinamento é uma ferramenta eficaz que contribui grandemente para a melhoria e qualidade dos serviços prestados, satisfazendo assim as expectativas de todas as partes interessadas, colaboradores, organização, atuais e futuros clientes.

O objetivo desse trabalho é demonstrar que, utilizando métodos simples de redução de riscos as empresas a médio e longo prazo sentirão o retorno do investimento em forma de produção e motivação e investirão cada vez mais em diversos tipos de treinamento, alcançando um número maior de treinados.

2. DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Desenvolvimento tem um conceito mais abrangente, pois se refere ás ações organizacional de que estimulam o crescimento pessoal de seus integrantes. No Brasil, a área de T&D tem um desafio muito maior que nos países desenvolvimento, pois o nível de escolaridades mão de obra disponível com países desenvolvidos. Por isso também a necessidade de produção de conhecimentos e novas tecnologias para dar suporte e área de T&D.

No desenvolvimento deste trabalho foi possível identificar a problematização que é definir como o programa de Treinamento e Desenvolvimento poderá incentivar os colaboradores a trabalhar em equipes, motivadores e dispostos a melhorar seus desempenhos na padronização das tarefas. Alinhar todas a equipe de modo que os objetivos organizacional e pessoais sejam atingidos. Pois não basta somente alguns estarem envolvidos. Para obter resultados, todos devem ter o mesmo objetivos, engajados em trabalhar juntos. Qualificar e capacitar os colaboradores para que consigam alcançar melhores resultados, melhorar qualidade de vida e maior competitividade organizacional.

2.1 TREINAMENTO

O treinamento tem muito a ver com o conhecimento. Na Era da Informação que estamos atravessando, o conhecimento passa ser o recurso mais importante das organizações.

A organização tem vivido conflitos diários em relação á satisfação dos seus profissionais, pois há uma dificuldade muito grande em administra pessoas, afinal de contas casa ser humano possui uma característica que o deixa mais flexível ou não para a tomada de decisão. Sabe-se que as mudanças estão ocorrendo velozmente e as informações mudam a todo o tempo em um mercado cada vez mais competitivo. É necessário preparar-se para elas, afinal é recomendado se estruturar de forma a aplicar e consequentemente atingir os resultados almejados. Muitas vezes o diferencial para conquistar um lugar de destaque no mercado está nas pessoas que compõe a organização.

O treinamento tem que estar ligado ao ciclo de vida da organização, de nada adianta efetuar todas as etapas do treinamento se este não esta sincronizado com a fase que a empresa se encontra no seu ciclo de vida.

A vida de uma empresa é composta por períodos e estes por uma série de características a serem alcançados, ao compasso que surgem novas características capazes se suprir as anteriores, estas passam a ser obsoletas.

Acompanhando esse processo, pode-se afirma que a empresa ao alterar suas características, alcançado novo, esta evoluindo no seu ciclo de vida.

(BORINELLI, 1998)

Proporcionar um treinamento pode significar para a organização preparar seus funcionários a desenvolver habilidades, conhecimentos, padronização das tarefas e até mesmo mudar o comportamento. Tem como objetivo aumentar o desempenho profissional e motivacional do ser humano, melhorando os resultados e gerando um bom clima organizacional. Segundo Boog (2001) o treinamento começa como uma resposta a uma necessidade ou uma oportunidade em ambiente organizacional. Estabelecer o valor faz com que o círculo completo do processo seja cumprido, pois enfoca as necessidade, os problemas e as oportunidades que ele originalmente visa a atender.

2.2 PROCESSO DE TREINAMENTO

O treinamento é um processo ciclo e continuo composto de quatro etapas:

• Diagnóstico – É o levantamento das necessidades de treinamento a serem satisfeitas.

• Desenho – é a elaboração do programa de treinamento para atender ás necessidades diagnosticada.

• Implementação – É a aplicação e condução do programa de treinamento.

• Avaliação – É a verificação dos resultados obtidos com o treinamento.

Etapas do processo de treinamento

2.3 MÈTODOS DE TREINAMENTO

Quanto a forma de execução, nesse trabalho foram pesquisados 4 diferentes tipos: treinamento no trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com