TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Trabalho Escolar: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 5

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Para que uma empresa seja competitiva, não basta investir em tecnologia e insumos. É necessário investir em capital humano. Os funcionários são seu principal ativo e, como tal, devem ser incentivados a progredir.

O mercado empresarial tem de certa forma, se conscientizado do valor do capital humano, pois, os investimentos nessa área tem aumentado com o passar do tempo. As empresas que não se adaptarem a essa realidade tendem a se tornar instáveis no mercado, face ao dinamismo e á concorrência impostos pela globalização, levando os funcionários a deixar a empresa em busca de melhores oportunidades.

A empresa não pode simplesmente esperar que o funcionário programe toda a sua qualificação. Ele precisa ter à sua disposição os elementos necessários para dar o melhor de si em termos de gerenciamento das competências necessárias para desempenhar bem as suas tarefas. Isso inclui conhecimento sobre as suas tarefas e atualização profissional para se manter a par das inovações relacionadas ao seu trabalho.

TREINAMENTO DE PESSOAL

O Treinamento de pessoal, compreendido como formação ou aperfeiçoamento de pessoal, foi bastante difundido após a segunda guerra mundial, diante da necessidade de formar o escasso mercado de profissionais. Surgiram, então, programas de treinamento de pessoal nas indústrias. No Brasil, o treinamento de pessoal foi introduzido em meados da década de 1940 por indústrias de origem americana, que desenvolveram os primeiros cursos para aperfeiçoar ou formar profissionais brasileiros.

Conceito de Treinamento

Treinar significa tornar hábil, preparado para o desempenho de alguma atividade, exercitar, adestrar. Mas, alguns profissionais da área de gestão de pessoas consideram o treinamento como um meio para desenvolver a força de trabalho dentro dos cargos ocupados.

Tecnicamente falando, o treinamento transmite conhecimento, informação, habilidades, e atitudes, preparando o funcionário para atingir os objetivos desejados pela empresa.

O treinamento pode ser definido como um processo educacional que gera mudanças de comportamento nos indivíduos. Esse processo é de curta duração e visa à capacitação do profissional voltada para o presente, pois o treinamento é focado nos objetivos mais imediatos, em geral relacionados ao cargo atual exercido pelo treinando.

Ex: Quando uma gráfica adquire um novo equipamento, tecnologicamente mais avançado, ela precisa treinar os funcionários que irão trabalhar com ele. Neste caso, o objetivo é passar aos operadores da máquina os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para trabalharem com ela, fazendo o melhor uso de seus recursos e respeitando as normas de segurança.

O treinamento pode ser fornecido em qualquer área de necessidade ou interesse da organização, podendo envolver todos os níveis hierárquicos dentro da empresa.

O treinamento é importante para a empresa e para o funcionário, pois ele beneficia tanto o empregado quanto o empregador, considerando que ambos irão usufruir dos conhecimentos adquiridos. Trata-se de um processo de compartilhamento e disseminação do conhecimento que pode contagiar o ambiente de trabalho.

Processo de treinamento

O treinamento deve ser em concordância com a missão, a visão e os objetivos da empresa, que devem ser inclusive de conhecimento de todos os funcionários. No entanto, antes da aplicação do treinamento, é necessário um planejamento cuidadoso por parte da empresa. Deve-se considerar que os resultados podem não ser tão evidentes, imediatos ou mensuráveis.

Etapas do processo de treinamento

1. Levantamento das necessidades de treinamento - representa uma avaliação das condições de produção e de produtividade da empresa, bem como dos aspectos de comportamento humano e relacionamento interpessoal.

Indícios de necessidade de treinamento: alto índice de acidentes de trabalho, problemas de relacionamento humano, mudança de tecnologia, baixo desempenho, reclamações de ordem geral, baixa produção, dificuldades de recrutamento, alto índice de refugos, insatisfação, baixa qualidade e custos elevados etc.

A empresa deve estar constantemente avaliando esses indicadores para detectar a necessidade de treinamento.

Nem sempre o treinamento deve ser oferecido por algum membro externo à empresa. Às vezes, são os profissionais da própria empresa que estão mais capacitados a fornecer algum tipo de treinamento, em virtude tanto de sua experiência profissional quanto do conhecimento que possuem da própria empresa.

Em alguns casos, a organização deve buscar treinamentos específicos para a situação por meio de organismos especializados externos. Essas instituições apresentam algumas vantagens: visto que os cursos já estão preparados e testados, pode haver mais agilidade; os instrutores já estão capacitados para oferecer o treinamento etc. Como desvantagem existe a possibilidade de terem um custo mais elevado e a empresa contratada pode não conhecer bem a cultura da empresa contratante e transmitir valores diferentes dos preconizados.

2. Programação – selecionar, a partir do conjunto das informações colhidas, o tipo de treinamento adequado, o período em que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com