TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Artigos Científicos: Desenvolvimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

2 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Desenvolvimento econômico, ou crescimento econômico é acompanhado pela melhoria do padrão de vida da população e por alterações fundamentais na estrutura de sua economia.

A discussão sobre o tema é bem variada, entre os economistas, onde avalia-se que a desigualdade social é o fundamento para o desenvolvimento econômico, atrelado a industrialização e não industrialização dos países.

O desenvolvimento econômico é quase sempre precedido por mudanças políticas profundas, onde avalia-se a capacidade de desenvolver-se ou não, atrelado a industrialização ou não de um pais, bem como a capacidade do pais em gerar renda, e conseqüentemente as questões sociais são reestruturadas.

Dentro do conceito de desenvolvimento surge o conceito de subdesenvolvimento, que são países que buscam o desenvolvimento, tema discutido acima. O conceito surgiu após a Segunda Guerra Mundial.

Existem algumas formas de mensurar o desenvolvimento econômico de uma nação, são elas: Índice de Gini, que é um indicador que calcula a concentração ou desigualdade. Ele mede o grau de concentração de renda. A Curva de Lorenz é uma representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda. Para semontar esta curva é necessária obter dados do índice de Gini. O Índice de desenvolvimento humano –IDH, é uma ferramenta que aufere o avanço do bem estar de uma população, ele pode variar de 0 a 1, e representa uma medida conjunta de três dimensões do desenvolvimento econômico, a renda, a longevidade e a educação. Destaca-se que o IDH não é uma medida abrangente, pois deixa de incluir dados dos direitos humanos, a democracia e a desigualdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com