TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Ensaios: Desenvolvimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  3.022 Palavras (13 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso Administração

Pólo Agudos

Desenvolvimento Econômico

Agudo-SP

Junho / 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Aline Balbo Miliani - RA 338622

Camila Diegoli Vieira Bernardes RA 337445

Carla Aparecida Goehring Ra 339666

Milton Francisco de Oliveira Filho - RA 308209

Agudo-SP

Junho / 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Desenvolvimento do Desafio de Aprendizagem da disciplina de Desenvolvimento Econômico do Curso de Administração do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp.

Agudos-SP

Junho / 2013

Sumário

1. INTRODUÇÃO 5

2. Analise Vertical e Horizontal 6

2.1 Analise Vertical – Balanço Patrimonial Ativo 7

2.2 Analise Vertical Balanço Patrimonial Passivo 8

2.3 Analise Horizontal - DRE 9

2.4 Analise Horizontal Balanço Patrimonial Ativo 10

2.5 Analise Horizontal Balanço Patrimonial Passivo 11

3. Após os cálculos anteriores, analisar, associar e descrever as possíveis causas das variações: 12

4. Técnicas de Analises por Índices 13

5. Quadro Resumo dos Índices 15

6. Calcular a Rentabilidade do Ativo pelo Método Dupont. 16

7. Modelo de Stefhen Kanitz 16

8. Determinação da Necessidade de Capital de Giro 17

9. Estrutura e Analise do Fluxo de Caixa 20

10. Conclusã 21

11. Referencias 21

1. Introdução

O CONCEITO HISTÓRICO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Luiz Carlos Bresser-Pereira

O desenvolvimento econômico é o processo de sistemática acumulação de capital e de incorporação do progresso técnico ao trabalho e ao capital que leva ao aumento sustentado da produtividade ou da renda por habitante e, em consequência, dos salários e dos padrões de bem-estar de uma determinada sociedade. Definido nestes termos, o desenvolvimento econômico é um fenômeno histórico que passa a ocorrer nos países ou Estados-nação que realizaram sua Revolução Capitalista já que só no capitalismo se pode falar em acumulação de capital, salários, e aumento sustentado da produtividade. Nas sociedades pré-capitalistas ocorreram momentos de prosperidades, mas nada semelhante ao que hoje denominamos desenvolvimento econômico. Uma vez iniciado, o desenvolvimento econômico tende a ser relativamente autossustentado na medida em que no sistema capitalista os mecanismos de mercado envolvem incentivos para o continuado aumento do estoque de capital e de conhecimentos técnicos. Isto não significa, porém, que as taxas de desenvolvimento serão iguais para todos: pelo contrário, variarão substancialmente dependendo da capacidade das nações de utilizarem seus respectivos Estados para formular estratégias nacionais de desenvolvimento que lhes permitam serem bem sucedidas na competição global. No longo prazo, o desenvolvimento econômico dificilmente regride, porque a acumulação de capital e o progresso técnico em uma economia tecnologicamente dinâmica e competitiva como são a capitalista, passam a ser uma condição de sobrevivência das empresas, mas as taxas de crescimento econômico são tão díspares que a sorte econômica dos Estados-nação está longe e estar assegurada, e a decadência relativa, como aquela que ocorreu em todo o século vinte na Argentina, ou que vem acontecendo no Brasil desde 1980, é sempre uma possibilidade. O capitalismo é um sistema econômico coordenado pelo mercado no qual não apenas as empresas mas também os Estados-nação competem a nível mundial; dificilmente se poderá falar em desenvolvimento econômico se o país estiver crescendo a taxas substancialmente mais baixas que seus concorrentes. Foi só com a globalização e a abertura de todos os mercados que essa concorrência se tornou clara, mas desde a Revolução Capitalista o desenvolvimento econômico se tornou um objetivo político central das nações, de forma que o governo de um Estado só estará realmente sendo bem sucedido se estiver alcançando taxas razoáveis de crescimento.

2. Desenvolvimento e Crescimento

Embora seja comum a distinção entre desenvolvimento e crescimento econômico, eu não creio que ela seja útil para a compreensão do fenômeno a não ser que limitássemos com conceito de crescimento aos processos de crescimento da renda per capita em países periféricos com economia de tipo enclave, como alguns produtores de petróleo, nos quais a renda per capita cresce mas a economia não muda de estrutura, a produtividade não cresce, e, de fato, não existe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com