TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Monografias: Desenvolvimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  1.629 Palavras (7 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 7

1 etapa

Produto Interno Bruto PIB

Produto Interno Bruto é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente). O PIB é expresso em valores monetários no caso do Brasil em Reais. Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico. Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia).

PIB per capita

O PIB per capita (por pessoa), também conhecido como renda per capita, é obtido ao pegarmos o PIB de uma região, dividindo-o pelo número de habitantes desta região.

Índice de Gini

Índice de Gini é um cálculo usado para medir a desigualdade social, desenvolvido pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912. Apresentam dados entre o número 0 e o número 1, onde zero corresponde a uma completa igualdade na renda, onde todos detêm a mesma renda per capta e um que corresponde a uma completa desigualdade entre as rendas, onde um indivíduo, ou uma pequena parcela de uma população, detêm toda a renda e os demais nada têm.

Curva de Lorenz

A curva de Lorenz é representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda. Para obter a curva de Lorenz deve segui esses passos.

• Ordenar-se a população por renda domiciliar per capita;

• No eixo horizontal, acumula-se a porcentagem da população de 0% a 100%;

• No eixo vertical, acumula-se a porcentagem da renda detida pela população;

Índice de Desenvolvimento Humano IDH

Para comparar a qualidade de vida das diferentes populações, a Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), criou um indicador chamado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que consiste na média que aborda três aspectos socioeconômicos:

• Grau de escolaridade: média de anos de estudo da população adulta e número esperado de anos de estudos.

• Renda: Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, baseada na paridade de poder de compra dos habitantes. Esse item tinha por base o PIB (Produto Interno Bruto) per capita, no entanto, a partir de 2010, ele foi substituído pela RNB per capita, que avalia praticamente os mesmos aspectos que o PIB, porém ela também considera os recursos financeiros oriundos do exterior.

Em 2010, foi estabelecido um novo método para se calcular, onde o resultado final do IDH passou a ser fornecido por meio da média geométrica dos três itens analisados, ou seja, multiplicam-se os três e calcula-se a raiz cúbica do resultado. Antes disso, a média de IDH era obtida da seguinte forma: somavam-se os três aspectos analisados e dividia-se o resultado por três. O IDH varia de 0 a 1, quanto mais se aproxima de 1 maior o IDH de um país. Países ricos possuem IDH próximo a 1, nações em desenvolvimento apresentam IDH mais próximo de 0.

Artigo Científico

Para Bresser o Desenvolvimento Econômico é um processo histórico de acumulação de capital e incorporação de progresso técnico, aumento da produtividade e dos salários, aonde a mão de obra deve mais qualificada e com maior custo de reprodução social. O agente por excelência do desenvolvimento econômico e a Nação e dentro dela os empresários responsáveis pelos investimentos e inovações.

No caso dos pais cuja renda per capita cresce devido a exploração de um recurso natural, mais não tem transformações na economia, a doença holandesa, impede que a economia se diversifique e se industrialize. O desenvolvimento econômico se caracteriza pelo aumento da renda per capita e por melhoria dos padrões de vida, em períodos relativamente curtos. Bresser observando o processo histórico do desenvolvimento econômico, inverteu distribuição da economia política clássica, e considerou a taxa de lucro o invés dos salários como variável constante. Dessa forma sempre que o processo é neutro a relação produto-capital, os salários crescem com o aumento da produtividade ou ocorre aumento da renda, aonde os lucros crescem mais rápidos que os salários.

Não tem como falar de desenvolvimento econômico sem falar na elevação dos padrões de bem estar da sociedade, porque com o aumento da demanda deve ser compatível com a oferta. Hoje o desenvolvimento tecnológico implica em rendimentos crescentes e mão de obra transparentes, e crescimento na educação, conhecimento. E em segundo não foi a taxa de salários mas a taxa de lucro que permaneceram constante no longo prazo, porque para os empresários possam investi, basta que haja uma taxa de lucro satisfatória. E esses custos se transferem para os bens produzidos e os serviços prestados e são remunerados por salários e ordenados maiores que decorre em um aumento do desenvolvimento tecnológico e cultural da população ativa. Mais durante certos períodos podem ficam pra trás dos ordenados da classe média profissional porque a oferta e procura de mão de obra torna se desfavorável para os trabalhadores, isso vem acontecendo no mundo capitalista, no Brasil vem ocorrendo desde anos 80 aonde a concentração de renda em favor dos muitos ricos em razão do enorme aumento dos juros recebidos pelos rentistas e desconcentrados a renda em favor dos mais pobres. E a classe média prejudicada por esses processo. E como aconteceu com o Estados Unidos aumento perigoso dos salários assim espremendo os lucros das empresas e o grande desafio e encontrar o equilíbrio nessa tensão social básica. O Desenvolvimento econômico decorre tanto do capital físico e humano, nos pais desenvolvidos o capital físico é enorme, já nos países de renda média como o Brasil, a escassez é dos dois tipos de capital.

Os países estão dividido em países ricos, renda média e pobres, os de renda média e pobres foram colônias. Os Estados Unidos com uma carga tributária em relação ao PIB de 30%, já a França e a Suécia com cargas tributarias entre 45 e 55% do PIB, são exemplos de Estados fortes. O Brasil está com uma carga tributária em torno de 34% PIB cuja a força e média. Podemos dizer então que o desenvolvimento econômico é amplo não se trata apenas do crescimento em determinada região mas também do aumento da criação de trabalho geração e distribuição de rendas e melhores condições de vida em todos seus aspectos, saúde, educação, transporte, habitação, trabalho e lazer.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com