TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Artigo: Desenvolvimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Leia as frases a seguir sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). Em seguida, assinale a alternativa que descreve corretamente que frases são verdadeiras e quais são falsas, seguindo a ordem das frases.

( ) I. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi desenvolvido em 1990 pelo economista Mahbub ul Haq, com a colaboração de Amartya Sen, com a finalidade de medir o crescimento da população dos países.

( ) II. Trata-se de um índice que considera o Produto Interno Bruto per capita (PIB per capta ou renda per capta), a expectativa de vida e a educação como fatores importantes para entender o nível de desenvolvimento humano de um país.

( ) III. Deve-se mencionar que o IDH inclui indicadores importantes, como o respeito pelos direitos humanos, a democracia e a desigualdade socioeconômica.

( ) IV. O IDH varia de 0 (nenhum desenvolvimento humano) até 1 (pleno desenvolvimento humano).

( ) V. Países com IDH de até 0,499 são de baixo desenvolvimento humano. De 0,5 até 0,799, de médio desenvolvimento, e acima de 0,8, de alto desenvolvimento.

Agora assinale a alternativa correta.

Escolher uma resposta.

a. F, V, F, V, V.

b. F, F, F, F, V.

c. V, V, F, V, F.

d. F, V, V, F, V.

e. V, F, V, F, F.

Question 5

Notas: 1

Com base nos conhecimentos obtidos nesta aula, julgue as seguintes afirmativas a respeito da figura abaixo.

I – A Revolução Industrial, um dos principais fatos da história econômica mundial, ocorreu predominantemente nos países situados nas áreas mais escuras do mapa e ocasionou um rápido crescimento econômico.

II – De acordo com o processo de desenvolvimento evolutivo proposto por Rostow, pode-se afirmar que os países localizados nas áreas mais claras do mapa se enquadrariam nos últimos estágios de desenvolvimento e os países das áreas escuras nos estágios iniciais.

III – O Coeficiente de Gini seria uma medida adequada para comparar os países sob a ótica da distribuição de renda, sendo que os países em cor de rosa estariam mais próximos de zero, enquanto os amarelos estariam mais próximos de 1.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Escolher uma resposta.

a. I e II

b. Apenas II

c. Apenas III

d. Nenhuma

e. I e III

Question 6

Notas: 1

(FCC/2010 – Assembleia Legislativa/SP) Em outubro de 2009 foi divulgado o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) elaborado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), no qual consta a classificação de 182 países e territórios. Os países são classificados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com