TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Artigo: Desenvolvimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  3.423 Palavras (14 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 14

CIÊNCIAS CONTÁBEIS – DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

AQUILES DO CARMO ARAUJO .......................................................RA: 4300078567

LETÍCIA DA SILVA CAMPOS............................................................RA: 4351821222

PATRICIA FERRAZ DE MELLO.........................................................RA: 4704889262

ELAINE ROBERTA VIDAL DA COSTA............................................RA: 4311800275

PATRICIA EUGENIA FREITAS DE LIMA ..................................... RA: 4300078599

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PROFº. JOÃO JOSÉ FERREIRA DE AGUIAR

TAUBATÉ – SP

2014

Introdução

O desenvolvimento deste trabalho nos mostra uma visão pratica do desenvolvimento humano. Com base nos dados analisados podemos reconhecer as dimensões e podemos ver e compreender como calcular o que é necessário para um pais ou região ser desenvolvido em sua economia e sociedade. Apresentamos algumas ferramentas para mensurar os dados propostos como o PIB, a Curva de Lorenz, Índice de Gini e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e como eles podem ser aplicados entre si de maneira a ter mais precisão no estudo dos números.

Podemos ver também uma pequena parte sobre os BRICS, os cinco países que formam esse grupo. Quais as perspectivas do seu crescimento econômico-social no cenário da economia mundial. Aprendemos como aplicar as ferramentas de forma técnica para as comparações entre eles.

Etapa 1

Conceito do PIB

PIB: Produto Interno Bruto. PIB per capita é o produto interno bruto dividido pela quantidade de habitantes de um país. O PIB é a soma de todos os bens de um país, e quanto maior o PIB, mas demostra o quanto esse país é desenvolvido, e podem ser classificados entre países pobres, ricos ou em desenvolvimento.

O PIB per capita é um indicador muito utilizado na macroeconomia, e em como objetivo a economia de um país, estado, ou região. Para o calculo do PIB é considerado apenas bens e serviços finais.

O PIB per capita é usado como indicador, pois quanto mais rico o país é, mais seus cidadãos se beneficiam. O PIB possui apenas uma consideração, é possível que o PIB aumente enquanto os cidadãos ficam mais pobres, e isso pode ocorrer, pois o PIB não considera o nível de desigualdade de renda das sociedades.

O PIB é um indicador para medir a atividade econômica do país. Quando há queda de dois trimestres consecutivos no PIB, a economia esta recessão técnica. Os economistas costumam dizer que o PIB é um bom indicador de crescimento, mas não de desenvolvimento, que deveria incluir outros dados como distribuição de renda, investimento em educação, entre outros aspectos.

O PIB pode ser calculado de duas maneiras. Uma delas é pela soma das riquezas produzidas dentro do país, incluindo nesse calculo empresas nacionais e estrangeiras localizadas em território nacional. Nesse calculo entram os resultados da indústria (que respondem por 30% do total), serviços (65%) e agropecuária (5%). Entra no calculo apenas o produto final vendido, por exemplo, um carro e não o aço e ferro da produção. Evita-se, assim, a contagem dupla de certas produções.

Calculo do PIB

A formula para o calculo do PIB de uma região é:

PIB = C+I+G+X-M

C= Consumo Privado

I= Investimentos Totais na Região

G= Gastos dos Governos

X= Exportações

M= Importações

PIB Per Capita

O PIB per capita ( por pessoa ), também conhecido como renda per capita, é obtido ao pegarmos o PIB de uma região, dividindo-o pelo numero de habitantes desta região.

Outra maneira de medir o PIB é pela ótica da demanda, ou seja, de quem compra essas riquezas. Nesse caso, são considerados o consumo das famílias (60%), o consumo do governo (20%), os investimentos do governo e de empresas privadas (18%) e a soma das exportações e das importações (2%), Esses dois cálculos devem sempre chegar ao mesmo resultado.

Esse conceito foi criado quando se fez o primeiro calculo de produção nacional e foi publicado em 1953 nas Nações Unidas, baseado em um documento do economista Richard Stone. O título era: 1ª Versão do Manual de Contas Nacionais. Stone foi eleito em 1984 o Premio Nobel de Economia.

Conceito do Índice de Gini

O Índice de Gini, criado pelo matemático italiano Conrado Gini, é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo. Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Numericamente varia de zero a um (alguns apresentam de zero a cem). O valor zero representa a situação de igualdade, ou seja, todos têm mesma renda. O valor um (ou cem) está no extremo oposto, isto é, uma só pessoa detém toda a riqueza. Na prática o Índice de Gini costuma comparar os 20% mais pobres com os 20% mais ricos. No Relatório de Desenvolvimento Humano 2004, elaborado por Pnud, o Brasil aparece com Índice de 0,591, quase no final desta lista de 127 países. Apenas sete nações apresentam maior concentração de renda.

Conceito da Curva de Lorenz

A Curva de Lorenz, ou curva de concentração de Lorenz, consiste num gráfico muito utilizado pelos economistas e que procura ilustrar a desigualdade existente na distribuição de rendimento entre famílias de uma determinada economia ou sociedade.

Este gráfico consiste num diagrama em que num dos eixos é colocada a variável Rendimento e no outro a População, ambos representados por classes percentuais. Nesse diagrama é então representada uma linha representativa de percentagem de rendimento que cabe a cada grupo da população, o que permite fazer uma analise do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com