TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Trabalho Universitário: Desenvolvimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento Econômico

Desenvolvimento é entendido como melhoria qualitativa e durável de uma economia e de seu funcionamento, é acompanhado de um aumento constante de dimensões e de peso, tendo como característica principal a diferenciação.

Em economia, o conceito de desenvolvimento diferenciou -se da noção de crescimento, com uma acepção qualitativa não inerente a este e especificamente relacionada aos problemas de alguns países do Terceiro Mundo.

O Desenvolvimento econômico é um processo pelo qual a renda nacional real de uma economia aumenta durante um longo período de tempo, e tem como critério as trocas internacionais, a produção,e consumo de energia, a produtividade agrícola, e também os indicadores sociais, culturais e demográficas.

Medidas de desenvolvimento econômico

• PIB (Produto Interno Bruto) : índice importante utilizado para medir o crescimento econômico de um país; é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período numa determinada região. O PIB é expresso em valores monetários, porém não são considerados os insumos de produção.

Fórmula para o cálculo do PIB:

PIB= C+I+G+X-M

Onde:

C=consumo privado;

I= investimentos totais feitos na região;

G= gastos dos governos;

X= exportações;

M = importações;

• Índice de Gini: é uma medida de desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini em 1912, é utilizada para calcular a desigualdade de distribuição de renda podendo ser usada para qualquer distribuição; consiste num número entre 0 e 1, onde 0 refere-se à completa igualdade e 1 à completa desigualdade.

O Índice de Gini é amplamente utilizado em diversos campos de estudo como: sociologia, economia, ciências da saúde, ecologia, engenharia e agricultura; é calculado como uma razão das áreas no diagrama da Curva de Lorenz, pode ser calculado utilizando a fórmula de Brown:

Onde:

G= coeficiente de Gini

X= proporção acumulada da variável "população";

Y= proporção acumulada da variável "renda";

• Curva de Lorenz: desenvolvida pelo economista MAX O. Lorenz em 1905 afim de representar a distribuição de renda; é um gráfico utilizado para representar a distribuição relativa de uma variável em domínio determinado.O domínio pode ser o conjunto de pessoas de uma região ou país.A variável cuja a distribuição se estuda pode ser a renda das pessoas.A curva é traçada considerando-se a porcentagem acumulada de pessoas no eixo das abcisas e a porcentagem acumulada de renda no eixo das coordenadas.

• IDH( Índice de Desenvolvimento Humano): desenvolvido em 1990 pelos economistas Amartya Sen e Mahbub ul Haq e vem sendo utilizada desde 1993 pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento); é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com