TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Monografias: Desenvolvimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.507 Palavras (11 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 11

Etapa 1

O PIB (Produto Interno Bruto) é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia e tem como principal objetivo mensurar a atividade econômica de uma determinada região.

Quando uma determinada região apresenta declínio de dois trimestres consecutivos no valor do PIB, significa que sua economia encontra-se em recessão técnica.

Apesar de o Produto Interno Bruto ser considerado um bom indicador de crescimento, não pode ser considerado um índice de desenvolvimento, uma vez que seu cálculo não inclui dados como distribuição de renda, expectativa de vida e nível educacional da população, entre outros aspectos. http://br.advfn.com/indicadores/pib

O Produto Interno Bruto é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em Reais). Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico.

É importante salientar que no cálculo do PIB apenas considera-se os bens e serviços finais da cadeia de produção, excluindo todos os insumos intermediários (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia). A exclusão dos bens e serviços intermediários é feita para evitar a dupla contagem dos valores gerados na cadeia de produção, o que provocaria erro na soma do PIB. http://br.advfn.com/indicadores/pib.

Quando se procura analisar o comportamento do PIB de um país ao longo do tempo, é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real.

PIB nominal: refere-se ao valor do PIB calculado a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado.

PIB real: é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base, eliminando assim o efeito da inflação.

PIB per capita: é calculado a partir da divisão do PIB pelo número de habitantes da região e indica quanto cada habitante produziu em determinado período.

O valor per capita foi o primeiro indicador utilizado para analisar a qualidade de vida em um país. Países podem ter um PIB elevado por serem grandes e terem muitos habitantes, mas seu PIB per capita pode resultar baixo, já que a renda total é dividida por muitas pessoas.

É muito importante relacionar o crescimento da produção (PIB) com o da população do país, pois, é esta relação que determinará se, na média, a população está "enriquecendo" ou não. É importante lembrar que o PIB per capita é apenas uma média indicativa a distribuição deste ganho ou perda se dá de forma desigual entre as diferentes pessoas, e este efeito não pode ser captado neste indicador.

Desde 1990, o cálculo e a divulgação do PIB brasileiro são realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – órgão federal subordinado ao Ministério do Planejamento. Antes disso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) era a instituição responsável pela mensuração do indicador. http://br.advfn.com/indicadores/pib.

O PIB pode ser calculado de três formas diferentes:

•pela ótica da oferta

•pela ótica da demanda

•pela ótica do rendimento

A Fórmula para o cálculo do PIB de uma região é a seguinte:

PIB = C+I+G+X-M

Onde, C: consumo privado

I: investimentos totais feitos na região

G: gastos dos governos

X: exportações

M: importações.

PIB NO BRASIL EM 2014

Economistas consultados na pesquisa Focus, do Banco Central, diminuíram a projeção de crescimento da economia em 2014 e mantiveram a previsão para a inflação. Para o PIB, a previsão recuou de 1,65% para 1,63%, porcentual que constava no relatório de quatro semanas atrás. Para 2015, a estimativa de expansão caiu de 2% para 1,91%.

A projeção para a inflação medida pelo IPCA em 2014 está no teto da meta, limite definido em 6,50%. Para 2015, a projeção ficou estável em 6%.

A expectativa de PIB menor se deve em parte à queda das estimativas para a indústria. A projeção para o crescimento do setor industrial em 2014 apresentou, no entanto, recuou de 1,40% para 1,21%. Para 2015, economistas mantiveram estável a previsão de 2,65%. Quatro semanas antes, a Focus apontava estimativa de expansão de 1,50% para 2014 e de 3,00% em 2015 para o setor.

Os analistas reduziram de 34,85% para 34,80% a previsão para o indicador que mede a relação entre a dívida líquida do setor público e o PIB em 2014. Há quatro semanas, estava em 34,80%. Para 2015, segue em 35,00% há 20 semanas. http://br.advfn.com/indicadores/pib.

PIB NO BRASIL EM 2014 – ECONOMIA

A economia brasileira deve crescer 2%, este ano, reduzindo o ritmo em relação a 2013. A projeção é do Banco Central (BC), no Relatório de Inflação, divulgado hoje (27).

No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 2,3%. De acordo com as projeções do BC, o crescimento para a produção da indústria em 2014 é de 1,5%, ante 1,3% registrado em 2013. O crescimento do setor de serviços em 2014 foi projetado em 2,2% (contra 2% medidos em 2013). A produção agropecuária também deve crescer menos este ano: 3,5%, ante 7% observados em 2013.

O consumo das famílias deve crescer 2% (2,3% registrados em 2013). Segundo o relatório esse crescimento será “amparado no cenário de manutenção das baixas taxas de desemprego e de ganhos reais de salários moderados”. O consumo do governo deverá aumentar 2,1% e a Formação Bruta de Capital Fixo (investimentos), 1%, ante 1,9% e 6,3%, respectivamente, registrados em 2013.

As exportações e importações de bens e serviços devem crescer 1,3% e 0,9%, respectivamente, em 2104, ante elevações de 2,5% e 8,4%, respectivamente, em 2013. “As exportações devem se beneficiar do cenário de maior crescimento global e da depreciação do real, a qual também deve contribuir para o arrefecimento das importações” diz o BC. http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2014-03/pib-vai-crescer-2-em-2014-diz-banco-central

Indice de Gini

O índice ou coeficiente de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com