TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Ensaios: Desenvolvimento Economico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  4.243 Palavras (17 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 17

ATPS

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Tutor à distância: Angela Maria Frata

Tutor presencial: Eliane Conrad

Polo: Taquara/RS

Profa. Ma. Renata M. G. Dalpiaz

Taquara – RS – 20/06/2013

SUMÁRIO

SUMÁRIO 2

1. INTRODUÇÃO 3

2. DADOS E CONCEITOS 4

2.1. PIB POR HABITANTE 4

2.2. ÍNDICE DE GINI 5

2.3. CURVA DE LORENZ 5

2.4. IDH DO BRASIL 6

2.5. CONCEITO HISTÓRICO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 7

3. DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO 7

3.1. O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL DURANTE O PERÍODO DO POPULISMO 8

4. DESENVOLVIMENTO E DEPENDÊNCIA 9

4.1. DEPENDÊNCIA E DESENVOLVIMENTO NA AMÉRICA LATINA: UMA OBRA DE DOIS PRESIDENTES 9

5. RELATÓRIO 10

6. BRIC (BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA E CHINA) 12

6.1 INTRODUÇÃO 12

6.2. BRASIL 12

6.3. RÚSSIA 13

6.4. ÍNDIA 13

6.5. CHINA 14

6.6. PIB DOS PAÍSES BRICS: 15

7. IDH TAQUARA/RS 15

7.1. IDH TAQUARA X RS X BRASIL 16

8. CONCLUSÃO 16

9. BIBLIOGRAFIA 18

1. INTRODUÇÃO

Desenvolvimento Econômico ocorre quando a renda real de um país, proveniente de atividades produtivas, aumenta no decorrer de um determinado período de tempo.

Quando falamos em renda nacional, referimo-nos ao produto total de um país, relativo a bens e serviços finais.

A renda nacional deve ser corrigida pelo índice de preços de bens e consumo e bens de capital. Quando o desenvolvimento atinge um índice superior ao do demográfico, a renda per capita tende a aumentar.

Desenvolvimento econômico não é somente o crescimento da produção, mas também abrange o significado de aspectos qualitativos presentes no próprio processo. Um desenvolvimento econômico de qualidade é aquele que visa uma distribuição igualitária e justa de seus frutos, que propicia a redução da pobreza, que eleva o poder de compra do salário do trabalhador, melhores condições de trabalho e moradia, além da ampliação dos benefícios sociais.

O desenvolvimento econômico é medido por índices internos, pertencentes às instituições nacionais e, externos, estes referentes aos parceiros e instituições estrangeiras. O desenvolvimento dessa natureza é considerado um processo que requer estudos, planejamento e ações constantes; atua em determinadas potencialidades do país e pode representar modificações e novas direções em virtude de algumas variáveis (políticas, ambientais, mercadológica, etc.).

O seu resultado geral é o crescimento do produto nacional de uma economia, uma variação particular a longo prazo. O seu processo requer ajustes institucionais, fiscais e jurídicos. Um desenvolvimento perene requer contínuo respeito às instituições públicas e privadas, incentivos às inovações, investimentos estratégicos e um proveitoso sistema de produção e distribuição de bens e serviços à população e aos mercados.

Existem medidas de desenvolvimento econômico apresentam-se de três formas – o Índice de Gini, a Curva de Lorenz e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) -, mas, reconhecendo, desde logo, que diversos outros índices e indicadores podem ser utilizados para qualificar o tipo de desenvolvimento e a comparação com outros países ou regiões. O Brasil, a Rússia, a Índia e a China são considerados os quarto países mais emergentes do mundo. Para fazer referencia a esses países, o banco de investimentos Goldman Sachs criou o termo BRIC, um acrônimo, ou seja, uma palavra formada pelas primeiras letras dos nomes dos países, que deve ser pronunciado como uma sílaba, não letra por letra. Importante ressaltar que não se trata de um bloco econômico, embora esses países tenham assinado, em 2002, uma série de acordos comerciais e de cooperação, com o objetivo de promover o crescimento de suas economias.

2. DADOS E CONCEITOS

2.1. PIB POR HABITANTE

O PIB constitui um indicador da atividade econômica de um determinado país na medida em que representa o valor total da produção de bens e serviços.

Dividindo o PIB pelo total da população obtém-se o PIB per capita, indicador que mede o grau de desenvolvimento econômico de um país. Dado que os preços dos produtos e serviços podem variar fortemente entre países. O PIB per capita é por vezes ajustado às paridades do poder de compra entre países.

O PIB per capita (por pessoa), também conhecido como renda per capita, é obtido ao pegarmos o PIB de uma região, dividindo-o pelo número de habitantes PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em Reais). Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico. Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia).

A Fórmula para o cálculo do PIB de uma região é a seguinte: PIB = C+I+G+X-M. Onde, C (consumo privado), I (investimentos totais feitos na região), G (gastos dos governos), X (exportações) e M (importações), desta região. O PIB do Brasil no ano de 2011, em valores correntes, foi de R$ 4,143 trilhões (crescimento de 2,7 % sobre o ano de 2010). O Brasil é um país que tem um estado grande em termos de carga tributária, especialmente se consideramos seu nível de renda per capita, mas cuja força é apenas média. Os Estados Unidos, por exemplo, são exemplo de estado forte cujo tamanho, em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com