TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Por:   •  2/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O maior país do mundo em espaço territorial, a Rússia representa por sua história e seu atual momento, uma das nações de maior importância do planeta. O país ingressou no século XX com uma significante quantidade de camponeses miseráveis e foi cenário em 1917 de uma das revoluções populares de maior importância da história, a Bolchevique, acabou em sequência ao peso de setenta anos de burocracia e desmandos sob o regime socialista, para então quase se desfazer, no início de 1990, diante da lógica do capitalismo de mercado, para o qual não estava preparado.

Neste relatório, apresentarei os aspectos econômicos na Era Soviética, definição de Perestroica e ainda o fim da URSS e a transição para o capitalismo.

Descrição dos principais aspectos da economia na Era Soviética

A União Soviética, até a década de 1970, apresentou surpreendente desenvolvimento econômico. Já na década de 1980 a crise passou a assombrar esta grande potência.

Todas as indústrias desatualizadas ou com situação em desvantagem não tiveram condições de acompanhar esse desenvolvimento tecnológico que se fazia necessário para abastecer aquela nação populosa.

Os movimentos separatistas tiveram crescimento significante, em especial nas repúblicas bálticas, que acabaram crescendo arriscando a URSS.

Para solucionar os graves problemas políticos e econômicos, Mikhail Gorbachev, o presidente, implantou uma série de reformas na URSS. Mas, as reformas não tiveram grandes resultados positivos e a crise não parou.

Após algumas repúblicas declararem independência da URSS, em Dezembro de 1991, assinaram então o acordo de Minsk que desfez a União Soviética e criou a CEI (Comunidade dos Estados Independentes).

Deu-se então o fim da União Soviética nesse momento.

Definição de Perestroika

Perestroika, é uma reestruturação política da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) que, em conjunto com a Glasnost (transparência), tinha o objetivo de reorganizar todos os setores da sociedade soviética.

A Perestroika significa reconstrução. Gorbachev, o secretário geral do partido comunista, quando notou que o setor econômico da nação estava a caminhando em direção ao declínio, adotou medidas reformadoras que teriam conclusão quando as ações da Perestroika chegassem ao seu fim.

O fim da URSS e a transição para o capitalismo

As reformas que eram encaminhadas por Gorbachev, e algumas vezes aprovadas pelo Congresso, não apresentavam efeito, só fazia crescer a insatisfação popular. Na véspera da votação de uma nova lei sobre a estrutura da federação, alguns dos membros conservadores do Partido Comunista promoveram um golpe contra Mikhail Gorbachev, ele foi preso em uma casa de campo na Criméia, enquanto os golpistas espalhavam na televisão um retorno aos antigos princípios da URSS. Isso deu oportunidade aos grupos que haviam conseguido se destacar durante os tempos de glasnost para que promovessem um contragolpe.

Liderados por Boris Yeltsin e com o apoio dos presidentes de outras repúblicas, os contra golpistas libertaram Gorbachev e prenderam os líderes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com