TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.703 Palavras (7 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 7

ATPS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

Disciplina: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Itatiba/SP

2013/1

ETAPA: 1

Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente). O PIB é expresso em valores monetários, no caso do Brasil em reais. Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico. Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matéria-prima, mão-de-obra, impostos e energia).

Para o cálculo do PIB de uma determinada região utiliza-se a seguinte fórmula: PIB = C+I+G+X+M. Onde, C (consumo privado), I (investimentos totais feitos na região), G (gastos dos governos), X (exportações) e M (importações).

Para o cálculo do PIB per capita (por pessoa), também conhecido como renda per capita, é obtido ao pegarmos o PIB de uma região, dividindo-o pelo número de habitantes desta região.

Conforme dados do ano de 2012, o PIB per capita brasileiro ficou em R$ 22.400. Já o PIB do Brasil no ano de 2012, em valores correntes, foi de R$ 4.403 trilhões, crescimento de 0.9% sobre o ano de 2011.

Outro indicador é o Índice de Gini, que foi criado pelo matemático italiano Conrado Gini, é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo. Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Numericamente, varia de zero a um (alguns apresentam de zero a cem). O valor zero representa a situação de igualdade, ou seja, todos têm a mesma renda. O valor um (ou cem) está no extremo oposto, isto é, uma só pessoa detém toda a riqueza.

Na prática, o Índice de Gini costuma comparar os 20% mais pobres com os 20% mais ricos. No Relatório de Desenvolvimento Humano 2004, elaborado pelo Pnud, o Brasil aparece com Índice de 0,591, quase no final da lista de 127 países. Apenas sete nações apresentam maior concentração de renda.

Existe também o Índice de Desenvolvimento Humano que foi criado com o objetivo de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral, sintética, do desenvolvimento humano. Apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, o IDH não abrange todos os aspectos de desenvolvimento e não é uma representação da "felicidade" das pessoas, nem indica "o melhor lugar no mundo para se viver". Democracia, participação, equidade, sustentabilidade são outros dos muitos aspectos do desenvolvimento humano que não são contemplados no IDH. O IDH tem o grande mérito de sintetizar a compreensão do tema e ampliar e fomentar o debate.

Já a curva de Lorenz é um simples instrumental gráfico e analítico que nos permite descrever e analisar a distribuição de renda em uma sociedade, além de permitirem que ordenamos distribuições de renda sob um ponto de vista de bem-estar. A curva Lorenz é uma curva que expressa a relação entre a proporção de pessoas com renda pelo menos tão elevada do que determinado valor e a proporção de renda recebida por essas pessoas.

A curva de Lorenz é representada por uma função L(P), que corresponde à fração recebida pela fração inferior da população, quando a população está ordenada por renda de forma crescente.

Passo 2

Podemos observar conforme pesquisa acima, que os índices e indicares mensuram informações de grande relevância para toda uma sociedade de acordo com o seu desenvolvimento econômico, distribuição e concentração de renda, entre tantas outras informações para conhecermos um país, um estado, uma cidade, enfim toda uma sociedade de qualquer nação que seja.

São através desses indicadores que conseguimos saber o quanto um país se desenvolveu economicamente ou o quanto a sua desigualdade está presente entre a população.

Apesar de ainda considerarmos falhos alguns dados de indicadores econômicos, conforme a realidade presente entre diversas nações são eles que permitem economicamente dizer aonde melhor investir no cenário empresarial. O PIB é uma ferramenta importantíssima quando nos referimos a desenvolvimento econômico, pois é através dele que conseguimos a informações do quanto uma nação cresceu, conforme sua riqueza e a exploração dela.

ETAPA 2

O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O'Neill para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. Em abril de 2001, foi adiciona a letra "S" em referência a entrada da África do Sul (em inglês South Africa). Desta forma, o termo passou a ser BRICS.

Estes países emergentes possuem características comuns como, por exemplo, bom crescimento econômico. Ao contrário do que algumas pessoas pensam estes países não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas. Eles formam uma espécie de aliança que busca ganhar força no cenário político e econômico internacional, diante da defesa de interesses comuns. A cada ano ocorre uma reunião entre os representantes destes países.

Características comuns destes países:

- Economia estabilizada recentemente;

- Situação política estável;

- Mão-de-obra em grande quantidade e em processo de qualificação;

- Níveis de produção e exportação em crescimento;

- Boas reservas de recursos minerais;

- Investimentos em setores de infra-estrutura (estradas, ferrovias, portos, aeroportos, usinas hidrelétricas, etc);

- PIB (Produto Interno Bruto) em crescimento;

- Índices sociais em processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com