TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Artigo: Desenvolvimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  4.900 Palavras (20 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - 5º SEMESTRE

ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS -

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

SOBRADINHO/DF

Junho/2013

SUMÁRIO

Introdução ............................................................................................................. 002

Etapa 1

Conceitos – PIB, Índice de Gini, Curva de Lorenz e IDH ........................................ 003

Etapa 2

BRICS ........................................................................................................................

05

Considerações Finais ............................................................................................. 114

Referências Bibliográficas .................................................................................... 115

Introdução

O Desenvolvimento Econômico é um fenômeno histórico que passa a ocorrer nos países ou estados-nação que realizam sua revolução capitalista, e se caracteriza pelo aumento sustentado da produtividade ou da renda por habitante, acompanhado por sistemático processo de acumulação de capital e incorporação de progresso técnico.

Uma vez iniciado, o desenvolvimento econômico tende a ser relativamente automático ou autossustentado na medida em que no sistema capitalista os mecanismos de mercado envolvem incentivos para o continuado aumento do estoque de capital e de conhecimentos técnicos. Isto não significa, porém, que as taxas de desenvolvimento serão iguais para todos: pelo contrário, variarão substancialmente dependendo da capacidade das nações de utilizarem seus respectivos estados e sua principal instituição econômica, o mercado, para promover o desenvolvimento.

No longo prazo dificilmente regride, porque a acumulação de capital em uma economia tecnologicamente dinâmica e competitiva, como é a capitalista, passa a ser uma condição de sobrevivência das empresas, mas as taxas de crescimento econômico são tão díspares que fica claro que a sorte econômica dos estados-nação está longe de estar assegurada, e que a decadência relativa, como aquela que ocorreu em todo o século vinte na Argentina, ou que vem acontecendo no Brasil desde 1980, é sempre uma possibilidade.

Nesta ATPS abordaremos o BRIC’S que é um acrônimo que se refere aos países membros fundadores (o grupo BRIC: Brasil, Rússia, Índia e China) e à África do Sul, que juntos formam um grupo político de cooperação. Em 14 de abril de20112 , o "S" foi oficialmente adicionado à sigla BRIC para formar o BRICS, após a admissão da África do Sul (em inglês: South África) ao grupo. Os membros fundadores e a África do Sul estão todos em um estágio similar de mercado emergente, devido ao seu desenvolvimento econômico.

É geralmente traduzido como "os BRICS" ou "países BRICS" ou, alternativamente, como os "Cinco Grandes".

Etapa 1

Conceitos –

PIB, Índice de Gini, Curva de Lorenz e IDH

O Produto Interno Bruto (PIB): É o principal medidor do crescimento econômico de uma região, seja ela uma cidade, um estado, um país ou mesmo um grupo de nações. Sua medida é feita a partir da soma do valor de todos os serviços e bens produzidos na região escolhida em um período determinado.

Para se chegar à renda per capita de uma região, basta dividir o valor PIB pelo número de habitantes dessa área em estudo.

Índice de Gini: É uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, para suprir a necessidade de uma medida que tornasse como pressuposto a desigualdade distributiva de renda, criando uma escala comparável desse grau de desigualdade.

O Índice de Gini é calculado como razão das áreas no diagrama da Curva de Lorenz – uma dos instrumentos analíticos mais usados para compreender a desigualdade.

Curva de Lorenz: É a representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda.

Para obter a Curva de Lorentz, usam-se os seguintes passos:

a) Ordena-se a população por renda domiciliar per capita.

b) No eixo horizontal, acumula-se a porcentagem da população de 0% a 100%.

c) No eixo vertical, acumula-se a porcentagem de renda detida pela população.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

Foi desenvolvido em 1990 pelo economista Mahbub ul Haq, com a colaboração de Amartya Sem, para ser uma ferramenta a mais para aferir o avanço do bem-estar de uma população. Desde 1991 vem sendo atualizado e divulgado pelo programa das Nações Unidas no seu relatório anual e publicado em mais de cem países.

Trata-se de um índice que se contrapõe a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capta, e que procura considerar não apenas a dimensão econômica, mas outros aspectos que influenciam na qualidade de vida humana.

O IDH varia de 0 (zero) a 1 (um) e representa uma medida conjunta de três dimensões de desenvolvimento humano:

1. A renda, medida pelo PIB per capta, corrigido pelo poder de compra da moeda de cada pais;

2. A longevidade, medida pelos números der

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com