TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico E Sustentável

Dissertações: Desenvolvimento Economico E Sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento econômico sustentável

Já na década de 1970 segundo o clube de Roma, o desenvolvimento econômico estava voltado para : o uso exacerbado dos recursos naturais ,geração de impacto e devastação ambiental .O crescimento desordenado populacional comprometia o uso dos recursos naturais , enfatizando que esse tipo de desenvolvimento não era mais adequado, pois provavelmente teríamos um limite para o crescimento , tendo em vista que os recursos naturais não eram e não são ilimitados .

Já em 1987, o relatório nosso futuro comum, trouxe uma nova proposta com o desenvolvimento sustentável com uma visão focada na importância de um modelo de desenvolvimento que satisfaça as necessidades presentes sem que haja comprometimento da capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias demandas.

Hoje em dia, o mundo passa por uma grande demanda de recursos, onde o consumismo e a degradação comprometem o abastecimento de milhões de pessoas em todo o mundo e ainda acarretam sérios prejuízos ao meio ambiente. É importante a priorização de técnicas e ações que busquem o aumento da eficiência na utilização de recursos naturais , minimizando a degradação de recursos naturais na atual geração , garantindo assim a sobrevivência de futuras gerações.

A responsabilidade ambiental tem que ser encarada por todos como algo que afeta diretamente o ser humano , independente de classe social , país ou crença.Podemos dizer que um desenvolvimento sustentável é aquele que utiliza os recursos naturais de forma responsável e que planeje ações que visem a manutenção de recursos para outras gerações.

O desenvolvimento que é predatório traz efeitos maléficos não só para a presente geração, mas pode inviabilizar o desenvolvimento de futuras gerações.

Para que o desenvolvimento seja considerado economicamente viável é importante que englobe e respeite os aspectos: econômicos, sociais e ambientais.Infelizmente o atual modelo de desenvolvimento econômico esta pautado em mão de obra barata, no consumismo e na busca do lucro sem pensar nos impactos ambientais , onde é extremante difícil alcançar um ponto de equilíbrio com esse modelo de economia.

Na questão social podemos citar atualmente: pobreza e má distribuição de renda. É necessário que os mais pobres tenham acesso a educação, saúde e que consigam obter uma boa qualidade de vida.

Na área ambiental é de suma importância a preservação da fauna, da flora buscando o uso consciente de recursos minimizando os impactos causados pelo desenvolvimento econômico .

Para que ocorram um desenvolvimento sustentável é importantíssimo que ocorra um equilíbrio entre as 3 dimensões: econômica, social e ambiental.Ações que consigam agregar essas 3 dimensões resultará no alcance da almejada e desejada sustentabilidade .

As empresas devem desempenhar um papel diante da comunidade, demonstrando que é extremante importante que todos os cidadãos pautem suas ações no respeito e na contribuição de um desenvolvimento econômico com os mínimos agravos ao meio ambiente e aos demais membros da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com