TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico Da China

Trabalho Escolar: Desenvolvimento Econômico Da China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 03: Desenvolvimento Econômico da China

A reforma do sistema político Chinês não teve um bom resultado, a liberdade de expressão é restrita, as medidas para lutar contra a corrupção não são bem sucedidas.

Os grupos sociais se viram impedidos de expressar diretamente suas revindicações, recorrendo assim a meios não institucionais e até mesmo de formas violentas a fim de fazer valer suas exigências e manifestar seu descontentamento.

Por sua vez faltam cultura e instituições que garantam o respeito à lei e os direitos dos cidadãos, sendo a corrupção uma prática recorrente e acontece com grande frequência.

De acordo com avaliações da ONG Transparência Institucional, a China é colocada como um dos países mais corruptos do mundo, um dos fatores que contribuíram para esta classificação é a forte ingerência estatal, falta de contrapontos institucionais e a preservação de monopólios. Não possui um judiciário independente e falta uma estrutura de direitos de propriedade capaz de proteger os investidores.

Não foi por acaso que a China conquistou um grau de competitividade brutal para seus produtos, em grande parte isso se deve a mão de obra barata, inesgotável e de certa qualidade, ou seja, jornadas de trabalho de 16 horas ao longo se seis ou sete dias por semana, em troca de um salário miserável inferior ao que é pago em países como Suriname.

Abrir uma empresa na China é algo simples, o ambiente de negócio é muito favorável, existe muito incentivo para os empreendedores em termos de empréstimos para iniciar os negócios e subsídios em geral para o ‘take-off’ de empresas que gerarão empregos e divisas para o país. A plataforma tributária sobre a qual caminham as empresas chinesas não é tão escorregadia quanto à brasileira, existe fácil acessibilidade a órgãos públicos, como o Ministério do Comércio, que se empenha muito em apoiar os exportadores que a ele recorre para atingir novos mercados. O próprio Ministério do Comércio chinês disponibiliza serviços eficientes e gratuitos para empresários estrangeiros que usam fornecedores naquele país. As empresas chinesas tem um tempo de resposta comercial muito bom, o que motiva o cliente por que eles sabem que a competição interna lá é forte.

Bibliografia:

http://www.relacoesdotrabalho.com.br/profiles/blogs/na-revista-istoe-dinheiro-o-fim-do-negocio-da-china. Acesso em 12/04/2013.

http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v45n2/a05v45n2.pdf. Acesso em 12/04/2013.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1744650. Acesso em 13/04/2013.

http://portugues.doingbusiness.org/Reports. Acesso em 12/04/2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com