TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico Da China

Projeto de pesquisa: Desenvolvimento Econômico Da China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Na China, o desenvolvimento econômico começou há cerca de 20 anos.

No ano de 1976, a China, bem afetada em todos os aspectos, acabou com a Revolução Cultural; no ano 1978, começou a se restaurar a sociedade; no ano 1984, começou se a reforma do sistema econômico.

A economia chinesa encontra-se num estado de transição desde 1978. O sistema comunista de tipo soviético (que consistia num planeamento das indústrias estatais e na agricultura coletivista) deu lugar a um sistema individual e cooperativo (uma mistura de público e privado), em que grande parte das manufaturas e dos serviços foram privatizados.

Estas políticas tiveram um grande sucesso e deram à China um dos maiores crescimentos econômicos do mundo, durante as décadas de 1980 e parte de 1990. A agricultura e a silvicultura contribuem com 1/4 para o Produto Interno Bruto (PIB).

Relações de trabalho

Composição:

- Agricultura: 14,5%;

- Indústria: 51,7%;

- Outros: 33,7%.

Agricultura: arroz, batata-doce, trigo, milho, soja, cana-de-açúcar, tabaco, algodão, juta.

Pecuária: suínos, ovinos, bovinos, bubalinos: 65,90 milhões t.

Pesca: 45,13 milhões t.

Indústria: têxtil (algodão cru e tecido); cimento.

Minerais: carvão e grafite (principais); tungstênio, molibdênio, antimônio, estanho, chumbo, mercúrio, bauxita, fosfato, minério de ferro, manganês.

Os produtos cultivados são o arroz (cuja cultura foi desenvolvida por uma complexa rede de canais e diques que regulam o caudal de rios, como o Rio Amarelo), o trigo, o milho, o sorgo, a cevada, o amendoim, o girassol, a melancia, a laranja, a batata, o melão, a noz, a batata-doce, a cana-de-açúcar, a beterraba, o algodão, a soja, o tomate, o tabaco e o chá.

A indústria extrativa engloba o cobre, o zinco, o chumbo, o estanho, o tungsténio, o ferro, a bauxita, o manganésio, a prata, o ouro, o sal, a pedra de gesso, os fosfatos, o talco, a barita, a grafite e o amianto. A eletrônica e os produtos petrolíferos representam as indústrias mais importantes do país.

Sistema

A produção de serviços na China é a sétima maior do mundo, e o grande potencial de crescimento e as telecomunicações de alta densidade têm garantido o contínuo crescimento deste setor. Em 2005, o setor de serviços representou 40,3% do PIB chinês em 2005, ficando apenas atrás do setor industrial. Porém, a proporção da participação dos serviços no PIB chinês ainda é baixa se comparado com a participação do setor de serviços em PIBs de países desenvolvidos. Antes do início das reformas econômicas em 1978, o setor de serviços era caracterizado por lojas estatais, pelo racionamento e pela regulação dos preços. Com a reforma, vieram os mercados privados, empreendedores e um setor comercial. O comércio atacadista e varejista expandiu-se rapidamente, e as áreas urbanas agora têm shoppings, lojas de varejo, restaurantes e hotéis. A administração pública ainda permanece como um importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com