TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico Da China

Dissertações: Desenvolvimento Econômico Da China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 2

A EVOLUÇÃO ECONOMICA DA CHINA

A China, entre meados dos anos 1949 a 2000 alterou o rumo do seu processo histórico, marcado por ocupações, assimilações de riqueza e penumbra geopolítica. No início as mudanças ocorreram de maneira severa com relação ao ambiente interno. O sistema fiscal da china passou por reformas, seu principal objetivo era se integrar internacionalmente na economia, mas, ao mesmo tempo desconta em sistema tributário mais próximo da economia capitalista resultando em diversos tributos, e imposto dentre outros.

Atualmente a China possui uma das capitalizações que mais se amplia no mundo. A base de desenvolvimento econômico do país, nos últimos anos é de aproximadamente 10%. Um percentual superior ao das maiores economias mundial, até mesmo a do Brasil. O PIB da China atingiu 2,2 trilhões de dólares em 2006, fazendo dela quarta maior economia do mundo.

A modificação econômica chinesa em movimento tem tido um impacto profundo tanto na China como também em todo o mundo, e as melhoras de negócio da China, que foram implantadas durante os últimos 300 anos, têm gerado ações individuais e o empreendedorismo, apesar do comando ininterrupto do estado chinês na suas reservas. O País vem aproveitando as possibilidades da política industrial no momento atual do capitalismo. Ha indicações de avanços na capacidade produtiva e tecnologia, destacando-se além do grande esforço empregado nessa área a capacidade de negociar investindo o capital estrangeiro, mas, ha também dúvidas sobre a possibilidade de produzir empresas hábeis a encarar as grandes corporações internacionais e disputar a liderança nos seus respectivos setores.

Transformando a forma de fabricação e extinguindo pouco a pouco o sistema de agricultura conjunta começa a surgir a atuação das empresas estatais, iniciando uma transformação do sistema bancário e possibilitando o desenvolvimento do mercado chinês. Com base nesta ocasião, a china possibilitou o crescimento de alguns setores e a abertura financeira e comercial, atraindo cada vez mais multinacionais a fim de produzir no país aproveitando a mão de obra barata que por sua vez não faziam cobranças importantes de trabalho.

Em resumo, o governo chinês ainda enfrenta inúmeros desafios para o desenvolvimento econômico do país: aumentar a empregabilidade para inserir as dezenas de milhões de imigrantes, e empregados egressos de empresas estatais; formular e implementar uma política social e ambiental que seja adequada às demandas de uma economia que anda em ritmos de crescimento frenéticas, e reduzir os níveis de corrupção.

Segundo o Relatório de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial, a China continua a liderar o caminho entre o grupo dos países emergentes do bloco chamado BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).O corpo baseado em Genebra disse que a China solidificou sua posição entre as 30 economias mais competitivas do mundo, chegando à 29ª colocação, uma a mais do que em 2008.O Brasil e a Índia também progrediram, alcançando as 56ª e 49ª colocações, respectivamente, enquanto a Rússia perdeu 12 posições, ficando agora em 63ª.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

DAMASCENO, Aderbal O. D. et al. Desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com