TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Humano Social

Monografias: Desenvolvimento Humano Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  3.352 Visualizações

Página 1 de 2

André tem 14 anos e mostrava-se irrequieto e desatento. Sua professora de matemática dizia que ele parecia estar com “pouca paciência” para as tarefas propostas. O professor de educação física sugeriu que ele iniciasse a prática de judô, disponível na própria escola. Observou-se que após o início dessa prática seu nível de atenção e a capacidade de concentrar-se em tarefas mais minuciosas melhoraram muito. Pensando nos mecanismos de defesa, é verdadeiro afirmar que o judô funcionou para André como:

Resposta

Resposta Selecionada: b.

Sublimação

Resposta Correta: a.

Formação Reativa

Feedback da resposta:

Sublimação: é a liberação de um instinto reprimido de forma socialmente aceita.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Na nossa vida cotidiana o ser humano vivencia inúmeros conflitos. Eles podem comprometer nosso trânsito pelo mundo, nosso exercício profissional, nossa vida em grupo. Existem inúmeros mecanismos de defesa que buscam minimizar o sofrimento. Podemos excluir da consciência nossos impulsos compreendidos como vulnerabilizantes. Esse mecanismo de defesa é conhecido como:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

Recalque ou repressão.

Resposta Correta: a.

Recalque ou repressão.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Maria Lucia tem 48 anos e sentia-se angustiada e pouco motivada. Estimulada por uma amiga, passou a escrever poesia e pintar. Os seus poemas falavam comumente da dificuldade de expressão, dos medos da solidão, da vida e da morte. Escolheu a pintura abstrata e seus quadros apresentam cores intensas e movimentos fortes. Pensando nos mecanismos de defesa, é verdadeiro afirmar que a poesia e a pintura funcionam para Maria Lúcia como:

Resposta

Resposta Selecionada: e.

Sublimação

Resposta Correta: e.

Sublimação

Feedback da resposta:

Sublimação: é a liberação de um instinto reprimido de forma socialmente aceita.

Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Segundo a Psicanálise, o desenvolvimento humano envolve motivações conscientes e inconscientes da criança. Os conflitos internos atuam não só durante a infância, mas pelo resto do ciclo vital. Observe as afirmações abaixo:

I- O grande diferencial da teoria freudiana é afirmar a existência do inconsciente, compreendendo que somente parte da psique está apropriada pelo consciente, sendo que a maior porção é inconsciente.

II-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com