TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento da luta escolar

Resenha: Desenvolvimento da luta escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Resenha  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

1) Por que a capoeira pode ser considerada um importante conteúdo para o desenvolvimento das lutas na escola?

2) É possível desenvolver alguns fundamentos da capoeira na escola, sem perder de vista os objetivos da Educação Física Escolar? Como?

A criança que pratica Capoeira aprende não apenas a jogar como também a cantar e a tocar ( instrumentos como pandeiro e berimbau ). O jogo de Capoeira também aprimora o controle emocional, estimulando a observação e a defesa, quando necessária, ao contrário de incentivar a agressividade e a violência. É ótima ferramenta para a formação moral, física e cognitiva.

Tantos os professores como os lutadores, eles não devem apenas mostrar as lutas como um esporte, e sim devem mostrar e apresentar os valores que podem ser adquiridos através da prática da luta, como já discutido no outro fórum, as lutas mesmo sendo um componente extracurricular no ambiente escolar, é ainda vista por muitos como uma prática agressiva.

O professor deve começar com uma roda de conversa, onde são discutidas as regras de convívio e de participação de cada um etc. Assim, desenvolve o respeito, a tolerância. Porque as crianças estão sempre interagindo entre si para realizar o mais simples gesto - cada uma delas precisa, por exemplo, ter cuidado com o movimento que pretende fazer para não machucar o outro, assim como conviver com o jeito de ser de cada colega, entendendo que o jogo acontece entre todos, independentemente do talento ou da ausência dele. Todos são iguais - e, em lugar de apontar os melhores (e os piores) jogadores, o que se incentiva é a parceria, ensinar o que já sabe de modo a que o colega possa evoluir também.

...

Baixar como  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »