TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino De Lutas Na Educação Física Escolar

Monografias: O Ensino De Lutas Na Educação Física Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 2

O papel da Educação Física Escolar é apresentar ao aluno um significado, um sentido, inserido em um contexto sociocultural. Também tem por objetivo trabalhar o respeito mútuo, a dignidade, a solidariedade, recusando qualquer espécie de exclusão e violência.

Neste contexto, o ensino de lutas torna-se uma ferramenta importante para que os objetivos acima sejam atingidos.

Através da transmissão de conhecimentos valiosos da cultura o aluno poderá refletir e questionar o processo histórico desde sua origem fazendo com que ele desenvolva um entendimento crítico e reflexivo.

O professor deverá construir, a partir dos objetivos estabelecidos pela instituição de ensino, da realidade encontrada e da faixa etária dos alunos, seu próprio método de trabalho. Poderá abordar questões culturais, financeiras, características comuns às lutas, as vestimentas, a influência de determinados grupos na divulgação, o uso de anabolizantes, os países em que as lutas são praticadas, etc. Filmes, fotos e documentários são ferramentas interessantes neste processo.

Na prática, o professor poderá estimular os alunos a construírem os seus próprios movimentos, propor brincadeiras e vivências que contextualizem os conhecimentos adquiridos e que possam ser praticado por todos os alunos, independente da força, da altura, do sexo e da aptidão física de cada um.

Com isso desenvolverá a integração dos alunos, a inclusão, o desenvolvimento das atividades motoras, o contato corporal, a troca de experiências, etc.

É fundamental que se faça uma clara distinção entre os objetivos do ensino de lutas em turmas de treinamento e dos objetivos da Educação Física Escolar.

No ensino de lutas em turmas de treinamento o papel do professor é ensinar as técnicas, apresentando para o aluno o movimento que deverá ser repetido várias vezes, além de corrigir e orientar o aluno para que ele sempre realize o movimento corretamente. Dessa maneira, o número de exercícios é aumentado ao longo do treinamento com o objetivo que o aluno chegue à perfeição técnica e que esteja pronto para vencer na competição.

Já na Educação Física Escolar, o objetivo não é a competição ou o treinamento sistemático, não é necessário que o professor saiba praticar todas as modalidades de lutas ou que tenha grande experiência sobre o assunto, mas sim que seja capaz de criar estratégias que instiguem os alunos a pesquisarem mais sobre o assunto, a trocarem experiências, proporcionando a transmissão de conhecimentos valiosos da cultura.

Quando o professor leva o aluno a perceber o significado, o sentido da atividade que vivencia, a entender a história, através da ação reflexiva e consciente, possibilita que o aluno entenda a cultura corporal e que estabeleça relações deste saber com o saberes que já fazem parte de sua vida. Portanto o objetivo desta prática passa a ser formar cidadãos críticos e capazes de desenvolver qualquer atividade mesmo se ela ainda não fizer parte de seu conhecimento, vivenciar situações que favoreçam o contanto corporal entre o grupo, valorizar as diferenças e semelhanças, desenvolver a cooperação e repudiar qualquer espécie de violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com