TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento do potencial humano das crianças

Seminário: Desenvolvimento do potencial humano das crianças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Seminário  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 5

O desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças proporcionam condições adequadas ao seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo, e social. Atividade lúdica é toda e qualquer animação que tem como intenção causar prazer e entretenimento a quem pratica. São lúdicas as atividades que propiciam a experiência completa do momento, associando o ato, o pensamento e o sentimento. A criança se expressa, assimila conhecimentos e constrói a sua realidade quanto está praticando alguma atividade lúdica. Ela também espelha a sua experiência, modificando a realidade de acordo com seus gostos e interesses.

Na educação Infantil podemos comprovar a influência positiva das atividades lúdicas em um ambiente aconchegante, desafiador, rico em oportunidades e experiências para o crescimento sadio das crianças.

Os primeiros anos de vida são decisivos na formação da criança, pois se trata de um período em que a criança está construindo sua identidade e grande parte de sua estrutura física, socioafetiva e intelectual. É, sobretudo, nesta fase que se deve adotar várias estratégias, entre elas as atividades lúdicas, que são capazes de intervir positivamente no desenvolvimento da criança, suprindo suas necessidades biopsicossociais, assegurando-lhe condições adequadas para desenvolver suas competências.

De acordo com o que estudamos no capítulo 4, pôde-se perceber que ao planejarmos uma aula, podemos destinar um tempo para conhecermos a diversidade cultural de nossos alunos. O que isso significa? Como poderia ser realizado na prática?

Significa aprender sobre cada um como foi sua criação os costumes e as línguas de sua região é mostrar para cada aluno que cada lugar tem uma cultura e isso e o que faz o brasil ter tanta diversidade cultural.

O professor deve promover no aluno o sentimento de valorização cultural do país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida que a outra.

Deve-se esclarecer o conceito de cultura e citar os principais elementos que configuram a cultura de um determinado local. Questione os alunos sobre os aspectos culturais do Brasil e os principais povos responsáveis pela disseminação cultural.

No estudo desse capítulo vimos que a avaliação é processual, intencional e que esse processo deve ser planejado. Assim, a avaliação é parte integrante do processo ensino-aprendizagem, ou seja, antecede, acompanha e finaliza o processo.

Nesse sentido, ela contribui ou não para uma aprendizagem efetiva?

Justifique sua resposta.

Sim, pois a avaliação é parte integrante do processo ensino/aprendizagem e ganhou naturalidade espaço muito amplo nos processos de ensino. Requer preparo técnica e grande capacidade de observação dos profissionais envolvidos. A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Através dela os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos a fim de constatar progressos, dificuldades, e reorientar o trabalho para as correções necessárias.

O professor, que trabalha numa dinâmica interativa, tem noção, ao longo de todo o ano, da participação e produtividade de cada aluno. É preciso deixar claro que a prova é somente uma formalidade do sistema escolar. Como, em geral, a avaliação formal é datada e obrigatória, deve-se ter inúmeros cuidados em sua elaboração e aplicação.

No capítulo I, ”Comunicação, expressão e criatividade”, do livro Ludicidade, arte e educação, você estudou sobre o desenho infantil.

Responda:

Qual é o papel do desenho no desenvolvimento infantil?

O desenho revela uma forma de se expressar e contribui em vários aspectos, entre eles: coordenação motora, visão, movimentos das mãos, organização do pensamento, construção das noções espaciais e outros aspectos cognitivos muito importantes para a alfabetização.

Quando nos deparamos com o desenho de uma criança, muitas vezes não conseguimos ver uma lógica ou sentido. Porém é no desenho que a criança cria uma cópia fiel da realidade, onde ela imprime seus sentimentos e ideais podendo dar pistas de como a mente da criança se encontra.

Os primeiros registros gráficos são importantíssimos na vida da criança, eles são o embrião do processo que a levará, de fato, a desenhar, a pintar e, mais tarde, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com