TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ZONA DE DESENVOLVIMENTO POTENCIAL

Artigos Científicos: ZONA DE DESENVOLVIMENTO POTENCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  6.782 Visualizações

Página 1 de 4

ZONA DE DESENVOLVIMENTO POTENCIAL

No processo da educação infantil o papel do professor é de suma importância, pois é ele quem cria os espaços, disponibiliza materiais, participa das brincadeiras, ou seja, faz a mediação da construção do conhecimento.

A desvalorização do movimento natural e espontâneo da criança em favor do conhecimento estruturado e formalizado ignora as dimensões educativas da brincadeira e do jogo como forma rica e poderosa de estimular a atividade construtiva da criança. É urgente e necessário que o professor procure ampliar cada vez mais as vivências da criança. Com o ambiente físico, com brinquedos, brincadeiras e com outras crianças.

As brincadeiras que são oferecidas à criança devem estar de acordo com a zona de desenvolvimento em que ela se encontra e estimular para o desenvolvimento do ir além; desta forma, pode-se perceber a importância do professor conhecer a teoria de Vigotsky.

Para ele a criança passa pelo nível de conseguir realizar determinadas tarefas que fazem referências as funções psicológicas já construídas na criança (desenvolvimento real) e por fim, chega ao nível em que a criança consegue realizar tarefas somente com o auxílio de outro individuo, conhecido como mediador (desenvolvimento potencial).

Vigotsky afirma que por meio dos processos de interação o indivíduo menos experiente se apropria do conhecimento daquele com mais experiências. Com isso conceituou o desenvolvimento intelectual em dois níveis: real e potencial.

• Desenvolvimento real

O desenvolvimento real é aquele que já foi consolidado pelo indivíduo, de forma a torná-lo capaz de resolver situações utilizando seu conhecimento de forma autônoma. O nível de desenvolvimento real é dinâmico, aumenta dialeticamente com os movimentos do processo de aprendizagem.

• Desenvolvimento potencial

O desenvolvimento potencial é determinado pelas habilidades que o indivíduo já construiu, porém encontra-se em processo. Isto significa que a dialética da aprendizagem que gerou o desenvolvimento real, gerou também habilidades que se encontram em um nível menos elaborado que o já consolidado. Desta forma, o desenvolvimento potencial é aquele que o sujeito poderá construir.

Nesses dois níveis: REAL X POTENCIAL, está a ZDP(zona de desenvolvimento potencial), onde o professor vai buscar alternativas variadas, dinâmicas. É através do dialogo do professor com o aluno que a ZDP se desenvolve na sala de aula. E entre o conhecimento real do aluno e o conhecimento potencial do professor a construção do conhecimento se dará coletivamente.

A zona de desenvolvimento potencial da criança é a distancia entre seu desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas e o nível de seu desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.”Vigotsky, (1998). Quer dizer, é a série de informações que a criança tem a potencialidade de aprender, mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente atingíveis.

A teoria diz que temos que acreditar no aluno,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com