TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento e crescimento do mercado de trabalho

Artigo: Desenvolvimento e crescimento do mercado de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Artigo  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO EM SALA:

• Em dupla (De 2!)

• Valor: 3 pontos

CRÍTERIOS DE AVALIAÇÃO

• Abordagem ampla, seqüente e profunda e relacional do filme e do texto recomendado;

• Quanto mais, certamente melhor.

EXERCÍCIO:

Considerando a sociedade e a economia do conhecimento produzam um texto que consiga apontar as profissões, o mercado de trabalho e o profissional neste novo momento social e econômico em que já estamos vivendo.

PROFESSOR:

Anderson Tavares

ALUNAS:

Fabielle da Silva Gonçalves Dutra

Laura Maria Sá Silva

TURMA:

RH1N

Belo Horizonte, Março/2014

Antigamente a economia dependia da terra. Trabalhava-se sobre a matéria para aquisição da sobrevivência.

Hoje estamos em uma sociedade em que dependemos do conhecimento para agregarmos valores (pessoais, profissionais, financeiros dentre outros). O conhecimento sempre existiu, porém não tinha esse peso essencial na sociedade.

Como podemos adquirir conhecimento? Através da busca pela informação, das constantes experiências vivenciadas e, principalmente, pelo compartilhamento do que sabemos, pois quanto mais compartilho, mais conhecimento eu adquiro.

Nestas reciprocidades aprendemos a lidar com nossa própria capacidade mudando assim nossa visão, a forma de agir, de lidar, de pensar. Fazem com que passemos a gerenciar melhor os diversos setores de nossas vidas.

A economia do conhecimento baseia-se no avanço da tecnologia e da inovação. Ela está presente em tudo que compramos, vendemos e produzimos. Tornou-se o principal fator de produção que outrora era a terra, o trabalho, o capital.

Atualmente os grandes ganhos da produtividade advêm do conhecimento. Avaliando o avanço tecnológico dos últimos anos, o que podemos prever para frente? O que será exigido no mercado do trabalho? E quanto às profissões?

Gradativamente percebemos que algumas mãos de obras já não são tão necessárias como antigamente. Hoje tudo se baseia no abstrato.

O que empresas gastavam dias fazendo com diversos funcionários, e depois simplesmente máquinas tomam os lugares dos homens, facilitando as coisas, diminuindo o tempo e recursos financeiros. Como mostra no filme “Tempos Modernos” (filme de 1936 do cineasta britânico Charles Chaplin).

O mercado caminha então para a virtualização, o pensamento, o conhecimento.

Há profissões se extinguindo, e outras tomando cada vez mais raiz.

Estética hoje é uma necessidade constante, tornando assim uma área difícil de extinguir. Mas, já os pedreiros, cada vez precisa-se menos deles.

Não queremos saber de subir escadas, de carregar peso. Então empresas de elevadores, só tendem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com