TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento econômico - conceitos-chave e realidade real

Seminário: Desenvolvimento econômico - conceitos-chave e realidade real. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Seminário  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 01: Desenvolvimento Econômico - Conceitos Principais e Realidade Atual

O tema desta aula preocupa muitos pensadores desde o final do Século XVIII. Adam Smith, David Ricardo, Thomas Malthus, John Stuart Mill, Karl Marx, entre outros, preocupavam-se com a explicação das causas do desenvolvimento e da riqueza das nações. Nessa época desenvolvimento econômico ainda era confundido com crescimento econômico e riqueza (ouro, prata, dinheiro, indústria forte). Os indicadores de crescimento eram o Produto interno Bruto (PIB) e a renda per capta.

Mesmo após dois séculos de alto crescimento econômico no mundo, existem profundas desigualdades sociais e de renda entre os países e não há perspectivas de acabar com elas no curto prazo, embora existam iniciativas para isto, como os programas governamentais de distribuição de renda, dos quais o programa brasileiro Bolsa Família e o Fome Zero, iniciados no governo Lula, tornaram-se referências internacionais. Outro programa importante foi o Minha Casa Minha Vida lançado por Dilma Roussef em 2009.

Em 2011 a Food and Agriculture (FAO), órgão da Organização das Nações Unidas, discutiu um programa de combate à fome, inspirado na iniciativa brasileira e denominado “América Latina sem Fome”.

Um dos principais fatos da história econômica mundial foi a Revolução industrial que gerou um rápido crescimento econômico em alguns países, como Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Rússia, Itália e Japão, entre outros. Estas nações acumularam riquezas com a produção e comércio de bens industriais e cresceram rápido.

Mas, alguns países permaneceram com uma economia baseada na agricultura e na exploração de recursos naturais, como os países da América Latina e da África. Acentuou-se a diferença entre os ricos (industrializados) e os pobres (fornecedores de produtos agrícolas e recursos naturais). Isto pode ser visto a partir das figuras 1 e 2 abaixo, que mostram a evolução do Produto interno Bruto (PIB) e da renda per capta de países selecionados e do Brasil desde 1870 até 2002, deixando claro o crescimento contínuo do PIB e da renda per capta neste período. Percebe-se também o aumento da diferença entre os paises selecionados. Os industrializados cresceram mais do que o Brasil.

Os pesquisadores do tema desenvolvimento econômico tratam das seguintes questões: Por que algumas nações são tão ricas e outras tão pobres? Por que as pobres permanecem pobres, como se pode ver nas figuras 1 e 2?

Alguns autores, como Rostow, Singer e Rosenstein Rodan (Damasceno et all 2010), escreveram suas obras no Século XX, após a industrialização dos primeiros países. Com base nas mudanças ocorridas nestas nações, eles pensaram o desenvolvimento como um processo evolutivo uniforme em que as sociedades passariam por cinco estágios: 1 - sociedade tradicional; 2- pré-requisitos para o arranco; 3 – arranco; 4 - crescimento auto-sustentável e; 5 - idade do consumo de massa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com