TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento econômico do setor de calçados brasileiro

Projeto de pesquisa: Desenvolvimento econômico do setor de calçados brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.657 Palavras (19 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 19

ALUNOS

ANECI ARAÚJO OLIVEIRA/ RA 370881

ANA NAYARA ARAÚJO DOS SANTOS/ RA 369413

ROSANGELA GONÇALVES DA SILVA/ RA 363055

KELSON ANTONIO HOSSOE SALOMÃO/ RA 365029

THALIA ALVES BIBIANO/ RA 383502

Atividades Práticas Supervisionada para a obtenção de nota do curso de Administração da Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância.

BARRA DO CORDA – MA

02 DE JUNHO DE 2014

1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento econômico do setor calçadista brasileiro teve início no ano de 1824, na região do Rio Grande do Sul, onde se instalaram imigrantes alemães que trouxeram a cultura do artesanato, principalmente em artigos de couro. Primeiramente a produção era caseira e em 1888 foi montada a primeira fábrica de calçados no Brasil. Desde então, a necessidade de ampliar a comercialização de calçados fomentou o setor. Na década de 1960, iniciou a comercialização do setor fora do país. Em 1968 o Brasil passou a realizar a exportação em grande escala para os Estados Unidos, conforme histórico da Abicalçados.

Atualmente os calçados não são vistos como um bem básico, mas sim um produto de alto valor agregado, onde a qualidade e, principalmente, marca e a diferenciação é levada em conta. Os grandes players do mercado detêm o intangível do produto, que é a marca e logo, terceirizando a produção dos produtos.

Pensando na diferenciação do produto, a empresa ACKL criou uma marca com uma linha de sandálias de dedo que busca um perfil diferenciado de clientes. Com atuação no mercado nacional, a empresa acredita no potencial do comércio exterior para a expansão do seu mercado.

O presente plano de negócios fornece informações para auxiliar a empresa em sua internacionalização, levantando dados do setor nos Estados Unidos, onde é o país-alvo de exportação.

2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

Por motivo de sigilo empresarial, é solicitado pela proprietária a não divulgação do nome fantasia e dados cadastrais da empresa. Diante do exposto, em substituição ao nome fantasia da empresa utilizaremos a sigla ACKL.

Com um home office em São José, região da grande Florianópolis, o ramo de atividade comércio e fabricação de calçados, acessórios e vestuários.

A empresa é nova, tendo iniciado suas atividades em 23 de setembro de 2009. Sua marca, contudo, foi criada há aproximadamente dois anos, dentre o portfólio dos produtos

comercializados pela empresa estão roupas, acessórios (pulseira, colares, cintos, bolsas, etc),

sapatilhas, e especialmente as sandálias de dedo, sendo estas o objeto do presente trabalho.

Ramo de atividade: Comércio e Fabricação de Calçados, acessórios e vestuários. Código e descrição das atividades econômicas secundárias:

• 47.89-0-01 - Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos

• 47.82-2-01 - Comércio varejista de calçados

• 46.43-5-01 - Comércio atacadista de calçados

Situação legal: Pessoa jurídica de direito privado enquadrada como Micro Empresa no âmbito da Receita Federal.

A empresa é nova, tendo iniciado suas atividades em 23 de setembro de 2009. Sua marca, contudo, foi criada há aproximadamente dois anos.

Dentre o portfólio dos produtos comercializados pela empresa estão roupas, acessórios (pulseira, colares, cintos, etc), bolsas, sapatilhas, e especialmente as sandálias de dedo, sendo estas o objeto do presente trabalho.

O foco principal da marca ACKL é trabalhar o design simples da sandália de dedo transformando-a em um acessório de luxo e glamour. As inspirações são influenciadas 23 por comportamentos socioculturais e tendências do mundo da moda. Em cada nova coleção é utilizada uma ampla gama de materiais escolhidos criteriosamente com um vasto número de cores, padrões e estilos que se sobressaem em cada estação.

As sandálias ACKL são produzidas com material de alta qualidade desenvolvido para marca. São super leves e macias ao calçar; a sola possui uma padronagem de pequenas coroas e estrass delicada; o material da sola é de borracha ultra-resistente. Com um design feminino, as sandálias ACKL são ainda embaladas em caixas especialmente confeccionadas.

O foco principal da marca ACKL é trabalhar o design simples da sandália de dedo transformando-a em um acessório de luxo e glamour. As inspirações são influenciadas por comportamentos socioculturais e tendências do mundo da moda. Em cada nova coleção é utilizada uma ampla gama de materiais escolhidos criteriosamente com um vasto número de cores, padrões e estilos que se sobressaem em cada estação.

As sandálias ACKL são produzidas com material de alta qualidade desenvolvido para marca. São super leves e macias ao calçar; a sola possui uma padronagem de pequenas coroas e delicada strass; o material da sola é de borracha ultra-resistente. Com um design feminino, as sandálias ACKL são ainda embaladas em caixas especialmente confeccionadas.

Os chinelos são manufaturados, pré-fabricados e montados na fábrica terceirizada, sem interferência nas técnicas de produção. Os produtos utilizados na produção das sandálias são couros sintéticos, borrachas e acessórios em plástico. A própria ACKL é quem controla a qualidade dos seus produtos, o custo e os prazos.

Devido a sua pequena estrutura, a administração é centralizada e o relacionamento o com fornecedores e representantes de vendas é realizada virtualmente e presenciais quando

necessário. As vendas são feitas através de blogs entre outras ferramentas online, e com representantes situados nos estados de BA, PE, RJ, SC e SP. Seus representantes recebem 5% sobre as vendas e têm exclusividade em suas regiões.

Atualmente a empresa conta apenas com uma diretora proprietária, que centraliza todas as funções da empresa. A contabilidade é terceirizada, assim como são contratados freelancers

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com