TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvovimento Da China

Ensaios: Desenvovimento Da China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento Econômico da China

Introdução:

Buscaremos informações sobre as condições institucionais da China, facilidade de abrir empresas, burocracia, relações de trabalho, corrupção, entre outros fatores que possam afetar positiva ou negativamente os negócios de uma empresa que venha a investir na China.

Economia da China:

A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 9%. Uma taxa superior a das maiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) da China atingiu US$ 8,28 trilhões ou 51,93 trilhões de iuanes em 2012 (com crescimento de 7,8%), fazendo deste país a segunda maior economia do mundo (fica apenas atrás dos Estados Unidos). Estas cifras apontam que a economia chinesa representa atualmente cerca de 15% da economia mundial.

A China, em relação ao índice que mede os países com condições mais favoráveis a abertura de empresas encontra-se em 2º lugar, atrás apenas de Cingapura. O principal motivo pelo qual a China tem alcançado tal feito é a constante mudança na regulamentação estatal, buscando melhorar as garantias dos seus investidores, tomando atitudes anuais quanto a tais regulamentações, conforme podemos perceber na tabela 1.1 do Doing Business 2012, no qual a China reformulou duas regulamentações com a finalidade de atrair mais investimentos.

Tal ação tomada vai de encontro ao seu objetivo de incentivar o desenvolvimento do setor industrial e de serviços, e por conseqüência, a necessidade de aprofundar o grau de integração com um mundo marcado pela globalização econômica. De certa forma, tal estratégia mostra-se inevitável, caso outras economias emergentes tenham como objetivo atingir um dinamismo similar ao das economias chinesa e indiana.

A Cingapura lidera a classificação global sobre a facilidade para se fazer negócios. Na lista das 10 economias com as melhores regulações também se encontram Hong Kong RAE, China; Nova Zelândia; Estados Unidos; Dinamarca; Malásia; República da Coréia; Geórgia; Noruega; e o Reino Unido. Doing Business 2014.

Embora apresente todos estes dados de crescimento econômico, a China enfrenta algumas dificuldades. Grande parte da população ainda vive em situação de pobreza, principalmente no campo. A utilização em larga escala de combustíveis fósseis (carvão mineral e petróleo) tem gerado um grande nível de poluição do ar. Os rios também têm sido vítimas deste crescimento econômico, apresentando altos índices de poluição. Os salários, controlados pelo governo, coloca os operários chineses entre os que recebem uma das menores remunerações do mundo. Mesmo assim, o crescimento chinês apresenta um ritmo alucinante, podendo transformar este país, nas próximas décadas, na maior economia do mundo.

Referências Bibliográficas:

http://www.suapesquisa.com/geografia/economia_da_china.htm

http://portugues.doingbusiness.org/reports/global-reports/doing-business-2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com