TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvovimento Economico

Pesquisas Acadêmicas: Desenvovimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

ESTUDO DIRIGIDO

TRABALHO III

TEMÁTICAS ATUAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRDE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

DISCIPLINA:DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

PROFESSOR: ZIONAM ROLIM

ALUNO: RICKE BEZERRA CARVALHO

1-LIBERALISMO VERSUS INTERVENCIONISMO

LIBERALISMO

Liberalismo: Corrente política que se afirma na Europa, mas tambémna América do Norte a partir de meados dos século XVIII. Combate o intervencionismo do Estado em todos os domínios. Na economia defende a propriedade e a iniciativa privada, assim como aauto-regulação econômica através do mercado. Na política preconiza um Estado mínimo confinado a simples funções judiciais e de defesa.

O pensamento liberal é marcado por uma enorme diversidade de ideias, queforam evoluindo de acordo com a própria sociedade. John Lock conta-se entre os pioneiros do liberalismo, ao defender um conjunto de direito naturais inalienáveis do individuo anteriores à própriasociedade: a liberdade, a propriedade e a vida. Entre as grandes referências clássicas do pensamento liberal, conta-se entre outros:

Adam Smith (1723-1790): O papel do Estado na economia deveria serreduzido, sendo esta confiada à auto-regulação do mercado. O Estado deve limitar-se a facilitar a produção privada, a manter a ordem pública, fazer respeitar a justiça e proteger a propriedade. Smithdefende ainda a concorrência entre os privados, num mercado livre, acreditando que os seus interesses naturalmente se harmonizariam em proveito do coletivo.

Jeremy Bentham (1748-1832): Defendeuma concepção otimista da iniciativa privada, ao afirmar que quando um individuo trabalha para concretizar os seus objetivos econômicos, está igualmente a contribuir para o desenvolvimento da riqueza detodos. O Estado devia evitar interferir no desenvolvimento da sociedade, limitando-se a função judiciária e a garantir a segurança da riqueza adquirida pelos particulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com