TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desgaste Em Rolamentos

Artigo: Desgaste Em Rolamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  843 Visualizações

Página 1 de 2

Desgaste em Rolamentos

Introdução

Os rolamentos são componentes de máquinas que são amplamente utilizados em equipamentos mecânicos. Por possuir uma grande diversidade de aplicações, tem como grande vantagem a variedade de formas construtivas que são adequadas as diversas situações de trabalho. Os rolamentos são utilizados para transmitir movimento à eixos, rodas, engrenagens e outros sistemas que precisam de transmissão de movimento rotativo, com maior velocidade e menor atrito em comparação aos mancais de deslizamento.

Os rolamentos são classificados em função dos seus elementos rolantes e os tipos de cargas que suportam. Os tipos de rolamento construídos para suportar cargas atuando perpendicularmente ao eixo, tais como os rolamentos dos cubos de rodas, por exemplo, são chamados de rolamentos radiais. Os rolamentos projetados para suportar cargas que atuam na direção do eixo são chamados de rolamentos axiais. Um rolamento axial pode ser usado, por exemplo, para suportar o empuxo da hélice propulsora de um navio. Muitos tipos de rolamento radiais são capazes de suportar, também, cargas combinadas, isto é, cargas radiais e axiais. Pode-se afirmar que os rolamentos de esferas são usados para cargas leves ou médias, e os rolamentos de rolos para cargas médias ou pesadas.

Os eixos das máquinas, geralmente, funcionam assentados em apoios. Quando um eixo gira dentro de um furo produz, entre a superfície do eixo e a superfície do furo, um fenômeno chamado atrito de escorregamento. O rolamento deve ser utilizado visando reduzir o atrito de escorregamento.

Objetivo

Neste trabalho será contemplado as principais formas de desgaste que os rolamentos estão sujeitos. Devido à grande importância deste componente mecânico é valido ressaltar as soluções para eliminar alguns tipos de desgaste e minimizar os efeitos dos que são inevitáveis visando sempre o bom funcionamento de maquinas e equipamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com