TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Design de posições e tarefas

Resenha: Design de posições e tarefas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Resenha  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 5

MODELAGEM DO TRABALHO

Introdução A modelagem do trabalho significa o modo como o trabalho operacional deverá ser atribuído as pessoas em cada unidade organizacional. Em algumas empresas ainda predomina o conceito de cargos, que está sendo gradativamente substituído por outros mais modernos, como gestão por competências ou por equipes.

Desenho de cargos e tarefas

O desenho de cargos e tarefas teve como percursores Adam Smith e a seguir Taylor e os engenheiros da Administração Científica. As primeiras concepções sobre a estruturação das tarefas partiram dos seguintes princípios: toda pessoa pode desempenhá-las de “uma melhor maneira” possível e as formas organizacionais devem ser escolhidas e elaboradas segundo critérios e princípios universais.

Cargo é a composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa , que podem ser visualizadas como um todo unificado e ocupam uma posição formal no organograma. Um cargo é unidade da organização que consiste em um grupo de deveres e responsabilidades que o tornam separado e distinto dos outros cargos.

Os deveres e responsabilidades de um cargo são atribuídos ao ocupante que desempenha o cargo e proporciona os meios pelos quais cada pessoa pode contribuir para o alcance dos objetivos da organização.

O processo de desenhar um cargo pode ser divido em três partes:

Especificação do conteúdo de cada tarefa a ser executada.

Especificação do método para executar cada tarefa.

Combinação das tarefas individuais em cargos específicos. Cada cargo passa a ser um conjunto de tarefas específicas.

O primeiro e o terceiro aspectos determinam o conteúdo do cargo, enquanto o segundo indica como devera ser desempenhado.

Abordagem Clássica ao Desenho de Cargos

É a abordagem fundamentada no trabalho pioneiro de Taylor e dos engenheiros da Administração Cientifica.Constitui a primeira tentativa sistemática de definir os princípios capazes de orientar a colocação ótima do indivíduo no cargo e sua execução eficiente

1. Encontrar a melhor forma de as pessoas se moverem, localizarem e executarem a tarefa.

2. Segmentar e fragmentar os cargos em tarefas repetitivas e facilmente aprendidas por treinamento.

3. Dispor de instrumentos e equipamentos de modo a minimizar o esforço e eliminar a perda de tempo.

4. Construir o ambiente local de trabalho a fim de que o ruído, a ventilação e a iluminação não reduzem a eficiência do trabalhador.

5. Eliminar todos os meios que produzam fadiga e não relacionados a tarefa executada.

O Modelo Clássico

A melhor maneira de executar as tarefas era definida pelo estudo de tempos e movimentos, com o objetivo de eliminar os movimentos inúteis e aperfeiçoar os úteis. Dessa forma, fazia-se uma separação entre planejamento (a cargo da gerência) e execução (a cargo do operário) do trabalho, pois o desenho dos cargos se baseava em “o que fazer” e não em “o que pensar”.

O modelo clássico de desenho dos cargos partia da pressuposição de que a simplificação e fragmentação das tarefas facilita sua execução, sua programação, seu controle, sua seleção e seu treinamento, permite a padronização dos movimentos, aumenta a eficiência e diminui os custos da produção.

Busca da eficiência:

A abordagem clássica ao desenho dos cargos é totalmente assentada na linha da Engenharia Industrial e sua ênfase principal é a busca da eficiência. Todos os recursos disponíveis – inclusive os recursos humanos – devem ser mobilizados, arranjados e combinados para alcançar a máxima eficiência possível. Sua aplicação está preferencialmente voltada para o operário da linha de montagem típica da produção em massa.

Abordagem Humanística ao Desenho de Cargos

A abordagem humanística ao desenho de cargos, tem como objetivo, motivar e incentivar as pessoas por meio das tarefas, e com isso, aumentar sua produtividade ou pelo menos mantê-la em níveis elevados. O colaborador recebe atenção especial do modelo humanístico, ele não é tratado como máquina ou robô, mas sim como um membro de um grupo social.

O Superior é encorajado a desenvolver entre seus subordinados um espírito de equipe capaz de proporcionar um grupo de trabalho coeso por intermédio de uma atmosfera amigável e cooperativa, e a minimizar conflitos entre os subordinados que possam prejudicar o desempenho departamental.

Abordagem Contingencial ao

Desenho de Cargos

Esta abordagem parte da premissa de que o desenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com