TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade

Resenha: Desigualdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Resenha  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  202 Visualizações

Os dados do estudo revelam que as grandes diferenças entre as regiões do país aparecem também na infraestrutura das escolas. Das 24.079 unidades de ensino da Região Norte, 71% podem ser consideradas no nível elementar, o mais precário. No caso do Nordeste, esse índice ainda se mantém alto, mas cai para 65%. No Sudeste, Sul e Centro-Oeste, o maior percentual de escolas localiza-se no nível básico. Em todas as regiões a taxa de colégios públicos classificados como de infraestrutura avançada não excede os 2%.

Quando observados os dados por redes, as desigualdades também são grandes. Entre as escolas federais, 62,5% podem ser consideradas adequadas e avançadas. No caso das estaduais, 51,3% das unidades são básicas em relação à infraestrutura e, considerando as municipais, 61,8% das escolas são classificadas como elementares.

Outro dado destacado pelos pesquisadores é a diferença entre as escolas urbanas e rurais. "Enquanto 18,3% das escolas urbanas têm infraestrutura elementar, o oposto ocorre em relação às escolas rurais: 85,2% encontram-se nesta categoria", diz o estudo.Estudos estimam que alunos de instituições com infraestrutura adequada (1) e aprendem mais do que os que estudam em escolas sem tais condições.

Uma das características mais marcantes do sistema educacional brasileiro é o fato de que o desempenho dos alunos é fortemente dependente do ambiente familiar. Todavia, não há evidências claras na literatura de que uma infraestrutura minimamente adequada poderia reduzir as diferenças de aprendizado por nível socioeconômico, com maiores efeitos sobre o desempenho escolar de crianças de famílias mais vulneráveis.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com