TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade Social

Artigo: Desigualdade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

É notório que a desigualdade social, é um problema presente que afeta todos os países, porém o Brasil é o oitavo país com o maior índice de desigualdade social e econômica do mundo.Também é de extrema importância, no mundo de hoje, discultirmos sobre desigualdades sociais, pois em qualquer lugar do paneta que formos, podemos senti-las, sejam elas econômicas, regionais ou de gênero. Dentre tantos fatores relevantes, destacam-se: má distribuição de renda, falta de investimento na área de saúde e educação; Altos investimentos em estádios, Corrupção.

A desigualdade, social ocorre em sua maioria, nos países chamados subdesenvolvidos ou não

desenvolvidos, mediante falta de uma educação de qualidade , de melhores oportunidades no mercado de trabalho, e também da dificuldade de acesso aos bens culturais, históricos pela maior parte da população. Para protestar contra a desigualdade social econômica, jovens criaram um tipo de manifestação conhecida como "rolezinho". O rolezinho é caracterizado da seguinte forma: jovens de origem humilde, marcam encontros em shopping centers, que são espaços normalmente frequentados pela classe média alta, neste encontro, os participantes mostram á sociedade a sua cultura seja por meio de dança, música, entre outros e reinvindicam assim, espaços com maior igualdade social, onde pessoas de diversas classes sociais possam conviver, sem discriminação alguma. Outro ponto importante, que pode ser abordado quando falamos sobre desigualdades sociais, é a copa do Brasil. Em nosso país existem tantas pessoas passando fome, sem ter onde morar, nosso IDH (Indice de Desenvolvimento Humano) é relativamente baixo, mas mesmo assim houveram gastos exorbitantes com a copa: novos estádios, aeroportos, e tantas outras obras, onde foram gastos milhões, sendo que tantas outras pessoas estão por ai pedindo um prato de comida para saciar sua fome. Não podendo esquecer da corrupção e da Saúde pública que a cada dia está mais precária; os brasileiro sofre com uma das mais altas cargas tributárias do planeta. Em tese, isso lhe garantiria um atendimento de saúde universal e decente. Mas não. Pessoas precisão esperar até cinco anos por uma cirurgia não emergencial. Nos hospitais e prontos-socorros, mais filas e queixas quanto à qualidade do atendimento. Deste feita, resta claro que as desigualdades sociais desencadeiam uma série de problemas que podem ser sanados, entretanto, dada as circunstâncias do mundo capitalista contemporâneo, a reversão da situação torna-se demasiada complexa. Todavia, pequenas ações como investimentos em setores fundamentais de desenvolvimento, tal como a educação, pode ser a chave para o sucesso e o corretor para alto índice de desigualdades.

Não se pode olvidar, também, que as questões sociais são de salutar importância para o desenvolvimento acadêmico dos mais variados campos de atuação, uma vez que possibilita aos profissionais desenvolverem técnicas para se adequar a real situação em que o mundo vive, além de elaborar ideias e formas para tentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com