TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade Social

Artigo: Desigualdade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  271 Visualizações

A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos. Os países subdesenvolvidos são aqueles que ainda vivem uma fase de estruturação econômica, política e social e dependem altamente dos investimentos internacionais, geralmente têm de lidar com muitos problemas socioeconômicos, tais como: baixa qualidade de vida; altas taxas de analfabetismo, natalidade e mortalidade infantil; baixo nível de instrução social e baixa expectativa de vida, além de saneamento básico precário.

A desigualdade social se dava desde os tempos do Brasil Colônia, em que Portugal detinha os recursos advindos do próprio Brasil (1º - a exploração do pau-brasil: 2º - da cana-de-açúcar e posteriormente do ouro, além da produção agrícola da era do café), administrados por pessoas designadas pela coroa, cuja relação de desigualdade dava-se entre os senhores e os escravos.

Com o fim da escravatura no Brasil, a economia passou a girar em torno da produção agrícola, e até a década de 1930, era a principal fonte de recursos do país, que funcionava no sistema de agro exportação, sistema este que, devido à grande riqueza do país em ter uma produção agrícola elevada, foi dando meios para que o estado fornecesse as ferramentas políticas e financeiras necessárias para implantação da indústria no Brasil.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com