TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade Social

Casos: Desigualdade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO:

A desigualdade social, na sociedade contemporânea, é um fenômeno que ocorre em quase todos os países do globo, guardadas suas proporções e dimensões, e é desencadeado, principalmente, entre outros motivos, pela má distribuição de renda em uma população, onde se concentra a maioria dos recursos nas mãos de uma minoria abastada da sociedade e, consequentemente, o melhor e maior acesso a subsídios econômicos, educacionais, de saúde e segurança, etc.

As desigualdades sociais voltaram a estar na ordem do dia. Neste livro faz-se um balanço das desigualdades no mundo atual, colocando em evidência tanto as suas múltiplas vertentes como o caráter global que hoje assumem. São abordados os aspetos teóricos e metodológicos da análise das desigualdades, assim como as relações entre desigualdades, justiça social e políticas públicas.

O indivíduo como ser social vivencia ao longo de sua vida várias situações que o permite conhecer o mundo e interagir com ele, os produtos veiculados pela sociedade capitalista não são acessíveis a toda à população, até porque não foram criados para serem utilizados por toda a população, porque senão que razão teria, para haver tantas desigualdades sociais. Essas diferenças de potencialidades de consumo entre os vários extratos da sociedade fazem com que incite a violência e permeie um sentimento de vazio naqueles que desejam produtos que talvez nunca terão condições de consumir.

Como a família do estudo de caso que ao ganhar uma BMW viu apenas seus problemas aumentarem, o que para muito seria uma grande sorte. Assim neste trabalho façamos uma reflexão a cerca das questões que envolve grande parte de toda população de nosso país.

DESENVOLVIMENTO

Este filme ilustra bem o processo pelo qual os sujeitos transformam a tecnologia naquilo que é possível e necessário para suas vidas. Ele mostra um carro de último tipo, tecnologia de ponta na área de veículos automotores, fonte de cobiça e desejo por parte de grandes personagens da mídia, sendo ressignificado para se encaixar nas circunstâncias e no contexto daquela família. Pode-se pensar que o modo como as tecnologias da informação e da comunicação são incorporadas ao cotidiano das pessoas é análogo a esse. As tecnologias devemos perceber, não têm o mesmo significado para todos. É o uso que se faz delas que lhes dá sentido, o que torna necessário pensá-las a partir daqueles que são entendidos como seus consumidores.

Diariamente vemos famílias se desfazendo devido à falta de condições financeiras que assombram grande parte da população.

Quando uma família pobre é contemplada com um carro sonho de consumo de muitos, vê somente seus problemas aumentarem tendo em vista as dificuldades enfrentadas por sua família.

O drama fica ainda pior quando junto com este presente existe a regra que não autoriza a venda nos próximos dois anos. Com o passar dos dias a família vê-se na necessidade de se desfazer do único bem da família, passando assim a utilizar o carro como sua moradia.

Diante disso refletimos sobre as diferenças sociais presentes em nossa região, onde muitas famílias sequer tem condições de sobreviver dignamente.

A lei estabelece que todos têm direito as condições mínimas de sobrevivência, no entanto grande parte da população viver de acordo com esta família, e algumas vezes necessitam se desfazer de bens para que a situação não fique pior.

A simplicidade daquele núcleo familiar envolvido em uma situação peculiar está presente em nossa sociedade de diversas formas, pelo multiculturalismo pré - existente, pelas diferenças de consumo entre as classes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com