TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade Social Em Vitória Da Conquista

Trabalho Universitário: Desigualdade Social Em Vitória Da Conquista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  1.519 Visualizações

Página 1 de 3

Desigualdade Social em Vitória da Conquista

Com o crescimento populacional a cidade recebeu diversos investimentos governamentais a partir da década de 1970, por conta das políticas de integração nacional, urbanização e industrialização do interior do Brasil. Com esses investimentos, foram construídas rodovias intermunicipais que cortam a malha urbana, e o estabelecimento do distrito industrial. O crescimento econômico veio acompanhado do crescimento populacional.

Em 1998, a prefeitura municipal em face das demandas da política urbana em andamento no país, realizou o tombamento da Serra do Peri Peri, para cumprimento do Estatuto da Cidade no que tange a Política Ambiental e ao saneamento do déficit habitacional notado na precariedade das ocupações ali existentes. Com isso, obrigou o Poder público Municipal a adquirir uma grande área localizada entre os limites de expansão urbana previstos no novo plano diretor e o estabelecimento imediato do Programa de Habitação Popular em 1997, através do qual se estabeleceram as primeiras etapas do Loteamento Vila América, destinado aos habitantes das áreas desapropriadas não só nas áreas da Serra, como em outros pontos da cidade (Alagadiços, Morros, "invasões" etc.).

O Loteamento Vila América passou a existir e a abrigar a política habitacional municipal, e, portanto uma massa populacional pobre e historicamente excluída do direito a cidade. A Vila América fica próximo ao Shopping Conquista e próximo ao Condomínio Residencial GreenVille: um espaço fechado e "seguro" (monitoramento por vídeo 24 horas), adequado para a moradia (pavimentação, esgoto, iluminação, rede de drenagem pluvial entre outros), dotado de uma infraestrutura relevante (salão de festas, academia, adega, estacionamento, sauna, spa, quadra poliesportiva), e de uma série de outras comodidades.

O que separa a Vila América do condomínio Green Ville é apenas um muro, que com o avanço do programa de habitação popular estendeu o loteamento Vila América a uma vizinhança muito próxima, que configura o contraste na paisagem. Além disto, o loteamento Vila América é uma das áreas bastante afetadas pela violência na cidade, carece de sistemas de drenagem e esgotamento, pavimentação e iluminação.

O Condomínio Green Ville (Figura 2) conta com ruas pavimentadas, estrutura de saneamento básico, o transporte público chega até a entrada do condomínio, a segurança feita a partir de monitoramento 24 horas, espaços de convivência, esportes e lazer, além de um padrão habitacional baseado no conforto e qualidade de vida, a partir do qual as residências prescindem dos muros entre as casas.

No Loteamento vizinho, o Vila América, (Figura 1) as ruas não tem nenhum tipo de pavimentação, não existe saneamento básico, o transporte coletivo não atende satisfatoriamente a demanda, as habitações que foram construídas pelo poder público apresentam sérios problemas técnicos, e a segurança é quase inexistente tanto do ponto de vista das condições de vida, quanto aos conflitos da vida em uma comunidade tão carente que são expressos nos índices de violência observados no local.

Figura 1. Panorâmica Loteamento Vila América Figura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com