TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdades

Tese: Desigualdades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Tese  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 4

EEEM PROFESSOR FERNANDO DUARTE RABELO

SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO - PROFESSORA SARA ALVES

ESTUDO DIRIGIDO – 2º ANO

QUESTÃO 1:

a) Sim, Porque da classe “A” até a classe “D” do ano de 2002 para o ano de 2008 o houve aumento de mobilidade social, e a classe “E” houve uma queda de pessoas com o salário menor ou igual a 767,00, isso explica que as pessoas melhoraram suas condições de vida e mudaram de classe social.

b) Classe (A e B) que é a elite tem o índice maior que a classe (E) os pobres.

QUESTÃO 2: LETRA C

QUESTÃO 3: LETRA E

QUESTÃO 4:

QUESTÃO 5:

Sim. O governo não investe o dinheiro dos impostos adequadamente, eles pensam mais nos interesses deles, com isso acabam roubando o dinheiro da população fazendo com que outros países invistam no Brasil tecnologicamente.

QUESTÃO 6:

a) Não. Os escravos viviam em senzalas onde ficavam presos quando não estavam trabalhando.

b) Eles fugiam para os quilombos lugares que eram de difícil acesso onde eles viviam em liberdade, produziam seus alimentos, fabricavam suas roupas, fabricavam seus móveis e instrumentos de trabalho, cultivavam também crenças, as tradições e os costumes africanos. O adultério, o roubo e o homicídio eram punidos com pena de morte.

QUESTÃO 7:

a)

b) Sim. No Brasil há muita desigualdade mais a mais vista é o preconceito com índios e negros porque no passado eles eram escravos.

c) Sim, os sistemas de cotas. O sistema de serve para que os alunos carentes, negros ou indígenas concorram em pé de igualdade com alunos da rede particular de ensino e estudantes brancos e pardos.

QUESTÃO 8:

A imagem mostra que no Brasil há pessoas com muito e outras com pouco, que vivem perto um dos outros, são poucos os que ajudam os pobres, muitos não tem pena nenhuma das pessoas carentes, isso gera conflitos sociais e mal estar humano é considerado a principal causa da desigualdade social no Brasil.

EXERCÍCIOS:

Pág.: 62

1) Porque o Estado não aumenta o salário mínimo, garantindo à maior parte da população melhores condições de vida? Por que a riqueza gerada no país não se transforma em renda para a maioria da população?

Porque não adianta aumentar o salário de uma hora para outra, isso só causa inflação e desestrutura a economia. Deve haver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com