TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Destinação De Resíduos Industrias

Casos: Destinação De Resíduos Industrias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS INDUSTRAIS

Como estou residindo atualmente na cidade de Sete Lagoas, resolvi fazer o trabalho baseado em uma das atividades industriais mais presentes no município, sendo esta o setor de Siderurgia. Em toda a periferia da cidade podemos encontrar várias usinas siderúrgicas, onde existe uma grande geração de resíduos. No Brasil, onde a produção de aço anual é de 25 milhões de toneladas, são gerados cerca de 1,2 milhões de toneladas de resíduos recicláveis por ano.

Os principais resíduos sólidos recicláveis numa usina siderúrgica integrada são: as poeiras da sinterização; os pós e as lamas de alto-forno; as lamas de aciaria; as carepas de lingotamento contínuo; carepas de escarfagem; as lamas de laminação e os finos de coque.

A recuperação dos valores metálicos contidos nos resíduos sólidos acima mencionados passou a ser muito importante tanto do ponto de vista das restrições legais impostas pelas legislações relativas à proteção do meio ambiente, como do ponto de vista econômico, por contribuírem para a compensação dos custos de instalação e operação de equipamentos antipoluição instalados nas usinas. Outros resíduos sólidos são os fragmentos de escórias geradas na fabricação do gusa, do aço e resultante do lingotamento contínuo do aço. Dependendo da procedência da escória elas podem ser recirculadas, estocadas ou comercializadas para a indústria cimenteira ou da

construção civil (agregados).

Conversando com alguns técnicos que trabalham no ramo aqui na cidade, estes informaram que são tecnicamente e economicamente viáveis de reciclar resíduos siderúrgicos contendo ferro, em usinas integradas, aglomerando-os na forma de aglomerados autorredutores e recuperando o teor de ferro contido, na aciaria. Os aglomerados seriam carregados em substituição parcial de sucata pela equivalência do ferro, como carga inicial do conversor, sendo que o retorno econômico é da ordem de US$ 10 a US$ 20 por tonelada de resíduo.

Segundo eles existem também pesquisas voltadas para o aproveitamento das escórias como alternativa para correção de solos ácidos, considerando que a aplicação dos resíduos promoveu aumentos no teores de cálcio, magnésio, fósforo, entre outros nutrientes, e reduziu a acidez potencial no solo, sem causar problemas de poluição ambiental, já que não se detectou a presença de metais pesados no solo ou na planta.

Desta forma, caso eu fosse um industrial do ramo siderúrgico, com certeza faria reaproveitar todos os resíduos dentro das técnicas já pesquisadas e que deram excelentes respostas, principalmente na área agrícola considerando potencial do nosso país na agricultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com