TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação De PH

Artigo: Determinação De PH. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

pH

O pH é uma característica de todas as substâncias, determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Os valores variam de 0 a 14, sendo que valores de 0 a 7 são considerados ácidos, valores em torno de 7 são neutros e valores acima de 7 são denominados básicos ou alcalinos. Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.

1.2 Solução Tampão

Uma solução tampão consiste de um par ácida fraco/base conjugada que resiste a variações no pH quando pequenas quantidades de ácidos ou bases lhe são adicionadas ou quando ocorre diluição. Os químicos utilizam tampões toda vez que necessitam manter o ph de uma solução em um nível constante e PR é determinado. Os bioquímicos são particularmente interessados em tampões, pois o funcionamento dos sistemas biológicos é criticamente dependente do pH.

2 Materiais e Métodos

2.1 Materiais:

2.2 Métodos:

Experimento 1

Foram colocados 10 ml de soluções (coca-cola, suco de limão, ácido lático, café, ácido acético, cerveja), dentro de tubos de ensaios e em seguida medido o pH de cada solução com tiras indicadoras.

Experimento 2

2.1 Em um tubo de ensaio foram colocados 10 ml de água destilada e medido o seu pH; após isso foram adicionadas 5 frações de 0,5 ml de NaOH 0,5 M e a cada adição das frações medidos os pHs das soluções resultantes.

2.2 Foi colocado 10 ml de solução tampão dentro de um tubo de ensaio e medido o seu pH e adicionados 5 frações de NaOH 0,5M e a cada adição das frações medidos os pHs.

3 Resultados e Discussões

Muitos alimentos consumidos por nós são altamente ácidos, entretanto quando ingeridos, sua acidez é tamponada pelo nosso próprio organismo por meio de sistemas que podem ser: químicos dos líquidos corporais, centro respiratório, renal e do sangue, pois nosso corpo suporta apenas pequenas variações de pH.

A solução tampão consegue segurar uma grande variação tanto de acidez quanto de alcalinidade.

Se um ácido for adicionado a um tampão, ocorrerá uma elevação da concentração dos íons H+ no meio e essa acidez será neutralizada pela base conjugada do tampão, restabelecendo o estado de equilíbrio, e o pH da solução irá variar pouco.

Se uma base for adicionada a um tampão, ocorrerá uma elevação da concentração dos íons OH– no meio e essa alcalinidade será neutralizada pelo ácido do tampão, restabelecendo o estado de equilíbrio, e o pH da solução também irá variar pouco.

É importante lembrar que existe um limite para as quantidades de ácido ou de base adicionadas a uma solução tampão antes que um dos componentes seja totalmente consumido por isso até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com