TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação Do Teor De álcool Em Gasolina

Exames: Determinação Do Teor De álcool Em Gasolina. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. O mundo que nos rodeia é constituído por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. Às misturas homogêneas dá-se o nome de soluções. Logo, podemos dizer que, soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme.

As ligas metálicas, por exemplo, são soluções sólidas; o ar que envolve a Terra é uma solução gasosa formada, principalmente, pelos gases N2 e O2; a água dos oceanos é uma solução líquida na qual encontramos vários sais dissolvidos, além de gases; o guaraná também é uma solução aquosa, contendo açúcar, extratos de plantas e vários aditivos.

Nos exemplos acima descritos, podemos perceber que as soluções são sistemas homogêneos formados por uma ou mais substâncias dissolvidas (soluto) em outra substância presente em maior proporção na mistura (solvente).

Nos laboratórios, nas indústrias e no nosso dia-a-dia, as soluções de sólidos em líquidos são as mais comuns. Um exemplo muito conhecido é o soro fisiológico (água + NaCl). Nesses tipos de soluções, a água é o solvente mais utilizado (Não importa se na solução existir mais de um solvente. Se a água estiver presente, ela será o solvente da solução, independente de sua quantidade), sendo conhecida por solvente universal. Essas soluções são chamadassoluções aquosas.

Objetivo

Aprender métodos de preparação de diferentes tipos de soluções de uso comum em laboratórios.

Materiais e reagentes

1. Balança

2. Balões volumétricos de 50 e 100 mL

3. Vidro de relógio

4. Espátula

5. Papel de filtro

6. Provetas de 10, 25 e 50 mL

7. Pipetas de 10 mL

8. Pêra de borracha

9. Béquer de 50 e 100 mL

10. Funil de vidro

11. Bastão de vidro

12. Água destilada

13. Hidróxido de sódio P.A.

14. Cloreto de sódio P.A.

15. Iodeto de Potássio P.A.

16. Acido Oxálico P.A.

Procedimento

Ao entrarmos no laboratório fizemos os cálculos dos solutos e solução. Só então demos início à prática.

Preparo de Soluções

Solução 1: Foram pesados 0,1g de NaOH na balança dentro de um vidro de relógio, ela foi transferida para um béquer e adicionado por volta de 25 mL de solvente sendo misturado continuamente com o bastão de vidro até estar totalmente solubilizado, após isto a solução foi transferida para um balão volumétrico e foi adicionado o restante de água até completar 50 mL de solução, depois a solução foi transferida para um recipiente de armazenagem e a mesma foi devida mente rotulada.

Solução 2: Repetimos a mesma operação feita com a solução 1, mas dessa vez utilizamos 0,2 g de NaOH para formamos uma solução de 50,0 mL.

Solução 3: Foram pesados 10 g de NaCl na balança dentro de um vidro relógio. Logo após foi transferido para o béquer e adicionado por volta de 20 mL de água para a diluição do soluto, então foram colocados a pré-solução de 20 ml no balão volumétrico e acrescentado a massa de água para completar a solução de 50 g, então a mesma foi homogeneizada.

Solução 4: Foram pesados 0,835 g de KI eu um vidro relógio, o soluto foi colocado em um balão volumétrico de 50mL e foi adicionado uma parte de água para ser dissolvido o KI, após homogeneizar a solução foram adicionados o restante de água até a marca de 50 mL.

Resultados e Discussões

1. Preparo de soluções

Solução 1

Após ter sido calculado a massa necessária de NaOH (como mostra a conta abaixo), foram pesados 0,1g de NaOH na balança dentro de um vidro de relógio, ela foi transferida para um béquer e adicionado por volta de 25 mL de solvente sendo misturado continuamente com o bastão de vidro, após isto a solução foi transferida para um balão volumétrico e foi adicionado o restante de água até completar 250 mL de solução, resultando numa solução de 0.25/L.

C(q/L) = m(g)

V(L)

2 = m

5x10-2

m = 0,1g

A solução obtida apresentava coloração transparente que quando agitada não deixava uma boa passagem para luz, alterando seu caminho.

Solução 2

Agora (como mostra a conta abaixo) foi pesado 0,2g de NaOH e repetido o processo da solução anterior.

0,4 g de NaOH 100 mL de solução

x 50 mL de solução

x = g de NaOH

Novamente a solução obtida apresentava coloração transparente que quando agitada não deixava uma boa passagem para luz, alterando seu caminho.

Solução 3

Após ter sido calculado a massa necessária de NaCl (como mostra a conta abaixo), foram pesados 10 g de NaCl na balança dentro de um vidro relógio. Logo após foi transferido para o béquer e adicionado por volta de 20 mL de água para a diluição do soluto, então foram colocados a pré solução de 20 ml no balão volumétrico e acrescentado a massa de água para completar a solução (calculo mostrado abaixo também) e foi adicionado água até a solução ter 50 g,e então a mesma foi homogeneizada.

10 g de NaCL 100 mL de solução

x 50 mL de solução

x = g de NaOH

msolvente(g) = msolução(g) - msoluto(g)

msolvente = 50,0 – 5,0

msolvente = 45.0 g de água

A solução obtida apresentava coloração transparente.

x = g de KI

Mais uma vez, a solução obtida apresentava coloração transparente que quando agitada não deixava uma boa passagem para luz, alterando seu caminho.

Tabela 1. Concentração das soluções preparadas

Solução Massa (g) Soluções Concentração

1 0,1 50,0 mL 0,2 g/L

2 0,2 50,0 mL 0,4% p/v

3 5,0 50,0 g 10% p/p

4 8,35 50,0 mL 0,1 mol/L

Conclusão

Depois de fazer todos os cálculos, produzir todas as soluções, o objetivo da prática foi alcançado. As soluções foram feitas conforme os cálculos e as técnicas ensinadas teoricamente. Os materiais estavam em boas condições e havia tudo que era necessário para a prática. A prática foi totalmente produtiva.

Referências bibliográficas

USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química, volume único. São Paulo: Saraiva, 2002.

ATKINS, Peter e JONES, Loretta. Princípios de Química, 3ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2006.

KOTZ, J.C. e TREICHEL Jr.,P., Química e reações químicas, Volume 1, 3ª edição. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1998.

...

Baixar como  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »