TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico Contábil

Monografias: Diagnóstico Contábil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  3.380 Palavras (14 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 14

DIAGNÓSTICO CONTÁBIL DOS BENEFÍCIOS AMBIENTAIS E SOCIAIS NO SESI-DR-PB.

Vivianne Pereira de Sousa e SILVA (FIEP/PB) – viviannepss@gmail.com - Doutoranda

Yêda Silveira M LACERDA (UEPB/PB) – yedasilveira@hotmail.com - Doutora

Resumo

A contabilidade ambiental tem como premissa levar o empresariado a uma tomada de consciência no sentido de que os recursos naturais não são inesgotáveis, muito pelo contrário: alguns danos causados à natureza são irreversíveis. Portanto, o meio ambiente é um bem comum que deve ser cuidado e preservado para as gerações futuras. O objetivo geral deste trabalho é diagnosticar, contabilmente, os benefícios ambientais e sociais no SESI-DR-PB -, a partir do processo de substituição do copo descartável pela caneca de porcelana. A metodologia utilizada foi do tipo bibliográfico, de campo e estudo de caso. Possui caráter exploratório, com base descritiva de enfoque quantitativo e qualitativo. Os resultados indicam que embora haja um programa de consciência, há uma limitação no tocante ao consumo de água quanto a higienização e limpeza das canecas. Desta forma, percebe-se a partir da ação desenvolvida, uma relevância para organização no que refere-se a adoção da prática contábil ambiental, pois foi identificado que a maioria dos colaboradores estão dispostos a contribuir para que haja sucesso nos resultados.

Palavras-chave: Contabilidade Ambiental. Gestão. Meio Ambiente

Abstract

The environmental accounting is premised bring the business to an awareness of the effect that natural resources are not inexhaustible, quite the contrary: some damage to nature are irreversible. Therefore, the environment is a common good that should be maintained and preserved for future generations. The overall goal of this work is to diagnose, accounting, environmental and social benefits in the SESI-DR-PB, from the process of replacing the disposable cup porcelain mug. The methodology used was kind of literature, field and case study. It has an exploratory, descriptive approach based on quantitative and qualitative. The results indicate that although there is a program of consciousness, there is a limitation regarding the use of water as washing and cleaning of cups. Thus, it is clear from the action developed a relevance to the organization that refers to the adoption of environmental accounting practice, it was identified that most employees are willing to contribute to that success there in the results.

Keywords: Environmental Accounting. Management. Environment

1 Introdução

Os XVIII e XX, foi marcado por pouca preocupação em preservar ou recuperar o meio ambiente. Sem presença de consciência ambiental, as empresas despejavam seus resíduos sólidos, líquidos e gasosos no meio ambiente, sem realizar qualquer tipo de tratamento. O mercado, percebendo as agressões por parte das empresas poderiam comprometer o futuro de seus investimentos, também começou a selecionar as empresas comprometidas com a preservação, manutenção e recuperação do meio ambiente.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou o “Mapa Estratégico da Indústria 2007-2015”, um conjunto de objetivos que o setor industrial considera indispensável para consolidar o Brasil como uma economia competitiva inserida na sociedade do conhecimento e com a participação expressiva no comércio mundial.

Sendo assim, como diagnosticar contabilmente os benefícios ambientais, sociais no SESI-DR-PB, a partir do processo de substituição do copo descartável pela caneca de porcelana?

Agir de acordo com o novo cenário de desafios para o mundo coorporativo e para sociedade, requer uma gestão voltada para o desenvolvimento sustentável. Partindo desta premissa, a necessidade da realização desta pesquisa, surgiu devido à observância da ausência da prática contábil ambiental na entidade e consequentemente falta de informações aos gestores para tomada de decisão que venha auxiliar na autossustentabilidade. Sendo assim, será apresentado um estudo realizado no Serviço Social da Indústria – SESI-DR-PB, diagnosticando os benefícios ambientais e sociais. Esta ação foi realizada como parte integrante de um plano de excelência em gestão que está em fase de análises para posterior implantação, tornando este estudo de extrema relevância.

O Objetivo Geral é apresentar um diagnóstico contábil dos benefícios ambientais e sociais no SESI-DR-PB, a partir do processo de substituição do copo descartável pela caneca de porcelana.

2 Contabilidade Ambiental

A sociedade em geral, segundo Tinoco e Kraemer (2008), está aumentando a busca por informações ambientais na contabilidade das organizações, não só nas demonstrações contábeis, mas também em outros relatórios que evidenciam as informações pertinentes à gestão ambiental destinada à prevenção e recuperação dos danos ambientais.

De acordo com Barreto (2008) a “Contabilidade passou a ser valorizada como fonte de informações gerenciais, sendo a origem dos dados quantitativos e monetários para alimentar o sistema de informações da controladoria das organizações”.

2.1 Ativo Ambiental

Na literatura contábil existem várias classificações para Ativo. Apresentaremos o significado de Ativo, que se constitui no capítulo mais importante da Contabilidade, a nosso juízo, segundo a visão de dois pesquisadores contábeis, como segue:

De acordo com Hermanson (1964 apud TINOCO e KRAEMER, 2008, p.180), um dos primeiros pesquisadores da Contabilidade de Recursos Humanos, escrevendo sobre Ativo, assim o denominou:

Ativos são recursos escassos (definidos como serviços, mas agrupados e classificados como agentes) operando na entidade, capazes de serem transferidos por força da economia, reportados em termos financeiros, e que foram adquiridos como resultado de transações atuais ou realizadas no passado, e que possuem capacidade de gerar benefícios econômicos futuros.

Os Ativos Ambientais representam: os estoques dos insumos, peças, acessórios, etc. utilizados no processo de eliminação ou redução dos níveis de poluição e de geração de resíduos.

Ativos Ambientais são os bens adquiridos pela companhia que têm como finalidade controle, preservação e recuperação do meio ambiente. Se os gastos ambientais podem ser enquadrados nos critérios de reconhecimento de um Ativo, devem ser classificados como tais. Os benefícios podem vir através do aumento da capacidade ou melhoria da eficiência ou da segurança de outros Ativos pertencentes à empresa, da redução ou prevenção da contaminação ambiental que deveria ocorrer como resultado de operações futuras ou, ainda, através da conservação do meio ambiente.

2.2 Passivo Ambiental

Os Passivos Ambientais, conforme Ribeiro e Gratão (2000) ficaram amplamente conhecidos pela sua conotação mais negativa, ou seja, as empresas que os possuem agrediram significativamente o meio ambiente e, dessa forma, têm que pagar vultosas quantias a título de indenização a terceiros, de multas e para a recuperação de áreas danificadas.

Existem três tipos de obrigações decorrentes do Passivo Ambiental: legais ou implícitas; construtivas e justas:

• Legais ou Implícitas: quando a entidade tem uma obrigação presente legal como consequência de um evento passado, como o uso do meio ambiente (água, solo, ar, etc.) ou a geração de resíduos tóxicos. Essa obrigação legal surge de um contrato, legislação ou outro instrumento da lei.

• Implícita: é a que surge quando uma entidade, por meio de práticas do passado, políticas divulgadas ou declarações feitas, cria uma expectativa válida frente a terceiros e, por conta disso, assume um compromisso.

• Construtivas: são aquelas que a empresa propõe-se a cumprir espontaneamente, excedendo as exigências legais. Ocorre quando a empresa está preocupada com sua reputação na comunidade em geral, ou quando está consciente de sua responsabilidade social, e usa os meios para proporcionar o bem-estar da comunidade.

• Justas (equitable): refletem a consciência de responsabilidade social, ou seja, a empresa as cumpre em razão de fatores éticos e morais.

2.3 Gastos e Custos Ambientais

Os gastos ambientais apresentam-se em muitas das ações das empresas a todo o momento. Podem estar ocultos em etapas do processo produtivo e nem sempre são facilmente identificáveis, como o design de novos produtos.

Segundo Tinoco e Kraemer (2008):

Os custos ambientais são apenas um subconjunto de um universo mais vasto de custos necessários a uma adequada tomada de decisões. Eles não são custos distintos, mas fazem parte de um sistema integrado de fluxos materiais e monetários que percorrem a empresa.

A Contabilidade de Gestão Ambiental, ao identificar, avaliar e imputar os custos ambientais permite aos gestores adotar procedimentos para reduzir custos. A Divisão para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (2001) informa como exemplo as economias/reduções que podem resultar da substituição de solventes orgânicos tóxicos por não tóxicos, de gestão de resíduos perigosos e outros custos associados à utilização de materiais perigosos.

2.4 Receita Ambiental

Quando se implanta uma SGA em uma empresa o objetivo é gerar uma política responsável em relação aos problemas ambientais.

Santos (2001) cita exemplo de três tipos de receitas ambientais:

 Prestação de serviços especializados em gestão ambiental;

 Venda de produtos elaborados a partir de sobras de insumos do processo produtivo;

 Participação no faturamento total da empresa que se reconhece como sendo devida a sua atuação responsável com o meio ambiente.

2.5 Balanço Patrimonial Ambiental

O principal objetivo do Balanço Patrimonial é tornar público, para fins de avaliação de desempenho, toda e qualquer atitude das entidades, com ou sem finalidade lucrativa, mensurável em moeda, que, a qualquer tempo, possa influenciar ou vir a influenciar o meio ambiente, assegurando que custos, ativos e passivos ambientais sejam reconhecidos a partir do momento de sua identificação, em consonância com os Princípios Fundamentais de Contabilidade – Resolução 750-93 do CFC.

Atualmente, a maioria das empresas brasileiras promove a elaboração e posterior publicação do seu balanço patrimonial sem nele constar os grupos de ativos e passivos ambientais (ANTUNES, 2005).

2.6 Benefícios da Contabilidade Ambiental

2.6.1 Benefícios Potenciais à Indústria

 identifica, estima, aloca, administra e reduz os custos, particularmente os tipos ambientais de custos;

 controla o uso e os fluxos da energia e dos materiais;

 dá informação mais exata e detalhada para suportar o estabelecimento e a participação em programas voluntários, custos efetivos para melhorar o desempenho ambiental;

 informação mais exata e mais detalhada da mensuração e da elaboração do relatório de desempenho ambiental, contribuindo para melhorar a imagem da companhia perante os stakeholders.

2.6.2 Benefícios Potenciais à Sociedade

 permite o uso mais eficiente de recursos naturais, incluindo a energia e a água;

 reduz os custos externos relacionados à poluição da indústria, tais como os da monitoração ambiental;

 fornece informações para a tomada de decisão, melhorando a política pública;

 fornece informação ambiental industrial do desempenho, que pode ser usada no contexto mais extenso das avaliações do desempenho e de condições ambientais nas economias e em regiões geográficas.

2.7 Balanço Social

Segundo Tinoco e Kraemer (2008):

Balanço Social é um instrumento de gestão e de informação que visa evidenciar, de forma mais transparente possível, informações contábeis, econômicas, ambientais e sociais, do desempenho das entidades, aos mais diferenciados usuários.

O Balanço Social contempla, também uma série de informações de caráter qualitativo: dentre as mais importantes, destacam-se as relativas à ecologia, em que se evidenciam os esforços que as empresas vêm realizando para não afetar a fauna, a flora e a vida humana, vale dizer, as relações da entidade com o meio ambiente; ao treinamento e à formação continuada dos trabalhadores; às condições de higiene e segurança no emprego; às relações profissionais; às contribuições das entidades para a comunidade, explicitando a responsabilidade social e corporativa das organizações.

3 Objeto do Estudo

O SESI - Serviço Social da Indústria – PB está localizado Edf. Agostinho Velloso da Silveira. José Pinheiro. Campina Grande – PB. Possui a Forma Jurídica de Instituição de Direito Privado. Contempla 360 funcionários, sendo 84 no Departamento Regional e os demais nos Centros de Atividades. Os serviços do SESI/PB são prestados em todo o Estado através dos Centros de Atividades, Unidades Operacionais e Móveis, localizadas nas cidades de Campina Grande, João Pessoa, Bayeux, Rio Tinto, Patos e Sousa. Desenvolve ações voltadas para Educação, Saúde, Lazer e Responsabilidade Social, voltados para os trabalhadores de indústria e seus dependentes como também para a comunidade em geral. Através do seu Mapa Estratégico estabelece estratégias de direcionamentos das ações onde a entidade acompanha sua eficiência, eficácia e efetividade na aplicação de seus recursos financeiros, físicos e humanos e relaciona os fatores condicionantes internos e externos norteando os caminhos trilhados para o alcance da missão.

4 Metodologia

A presente pesquisa caracterizou-se quanto aos fins como exploratória e descritiva. Exploratória pela necessidade de se conhecer mais sobre o assunto, objetivando oferecer uma visão panorâmica, através do esclarecimento e desenvolvimento de ideias. Descritiva por apresentar características da percepção do público em relação à qualidade no atendimento. De acordo com Vergara (2010), pode-se constatar que a pesquisa exploratória é desenvolvida em área em que há uma escassez de conhecimento e a pesquisa descritiva visa mostrar características de determinada população ou fenômeno.

Quanto aos meios, classificou-se como pesquisa bibliográfica, de campo e de estudo de caso. Bibliográfica por ter sido feito um estudo tendo como base as referências teóricas publicadas em livros, artigos, dentre outras fontes. A investigação foi de campo por ter sido utilizada uma averiguação empírica no lugar onde se dispõe das informações necessárias para explicar o objeto de estudo. Caracterizou-se também como estudo de caso por ter se analisado uma instituição.

O universo da pesquisa foi composto por 84 colaboradores do SESI-DR Serviço Social da Indústria em Campina Grande- PB. A amostra da pesquisa contou com 33 colaboradores baseado na validação dos dados estatísticos.

Neste trabalho procedimentos de pesquisa bibliográfica objetivando a fundamentação do tema proposto. O tamanho amostral foi obtido considerando-se: O objetivo principal da determinação dos percentuais da escolha das empresas; Margem de Erro de 4%; Confiabilidade de 95,0%; Tamanho populacional igual ao número de 84 colaboradores. A forma de cálculo utilizada para o tamanho da amostra para cada item foi:

O tamanho mínimo da amostra necessária para validar a pesquisa, diante da população pesquisa, é de 33 Colaboradores, Para a fase da coleta foi utilizado a amostragem aleatória simples onde foi realizado um sorteio dos funcionários a partir de uma listagem fornecida pelo Departamento de Recursos Humanos da empresa.

Em relação a coleta de dados, foi aplicado um questionário foi dividido em duas partes: A Parte I, refere-se ao perfil do colaborador, e a Parte II refere-se aos aspectos socioambientais englobando 11 questões. Para análise socioambiental, o questionário foi elaborado com base em duas dimensões: Sociais e Ambientais, e composta por 11 variáveis.

Tabela 1: Dimensão dos Aspectos Socioambientais.

Dimensões Variáveis

Aspectos Ambientais

Aspectos Sociais Q6, Q.7, Q8, Q9, Q10, Q11

Q12, Q13, Q14, Q15, Q16, Q17

Fonte: Pesquisa Direta. Setembro 2011.

Foi utilizado o método de Likert em escala de resposta psicométrica mais usada em pesquisas de opinião. Ao responderem o questionário baseado nesta escala, questionou-se sobre o nível de concordância na assertiva, com as seguintes alternativas: 1.Discordo totalmente; 2. Discordo parcialmente; 3.Indiferente; 4. Concordo;;parcialmente; 5.Concordo totalmente.

Os dados foram submetidos a uma análise quanti-qualitativa, sendo para isto, codificados, agrupados e processados, utilizando-se para análise o tratamento estatístico descritivo os quais estão apresentados sob forma de tabelas e gráficos, para isso utilizamos o Programa Estatístico SPSS 13.0 (Statistical Package for Social Ciences-for Windows) e a Planilha eletrônica Excel.

5 Análise de Resultados

5.1 Resultado Agrupado dos Aspectos Ambientais

Q6. Tenho consciência da importância de boas práticas ambientais para a sustentabilidade do planeta.

Q7. Conheço o impacto ambiental causado pelo uso do copo descartável.

Q8. Acredito que a implantação da gestão ambiental na empresa irá contribuir para diminuir a geração de lixo.

Q9. A gestão ambiental irá contribuir para diminuição do desperdício dos recursos naturais, como água, energia, etc.

Q10. O processo de substituição do copo descartável por caneca de porcelana irá diminuir o impacto ambiental.

Q11. Sinto-me motivado para as questões ambientais.

Fonte: Pesquisa Direta. Setembro 2011.

Gráfico 1: Resultado Agrupado dos Aspectos Ambientais

Verifica-se que quando questionados acerca deste aspecto, o percentual de discórdia dos colaboradores foi muito inferior aqueles que responderam de forma otimista. Isto significa que; a maioria dos colaboradores tem consciência da importância das boas práticas ambientais; conhece o impacto ambiental causado pelo uso do copo descartável; acredita que a implantação da Contabilidade Ambiental na empresa irá contribuir para diminuição da geração de lixo e dos recursos naturais; e sente-se motivada para as questões ambientais. Tais aspectos representam resultado positivo não só para a ação desenvolvida na empresa a partir da substituição do copo descartável por caneca de porcelana como também para ações futuras.

5.2 Resultado Agrupado dos Aspectos Sociais

Q12. Tenho hábitos conscientes em relação ao meio ambiente.

Q13. Contribuo com atitudes para o bom funcionamento do programa ambiental realizado pela empresa

Q14. O programa ambiental realizado pela empresa mudou minhas atitudes em relação ao meio ambiente.

Q15. Estou disposto a participar de outros programas ambientais realizados pela empresa.

Q16. Percebo mudança significativa na empresa após a implantação da caneca de porcelana.

Q17. Estou satisfeito com o processo de substituição do copo descartável por caneca de porcelana.

Fonte: Pesquisa Direta. Setembro 2011.

Gráfico 2: Resultado Agrupado dos Aspectos Sociais

Com relação ao resultado agrupado dos Aspectos Sociais, constata-se que uma vez questionados acerca deste aspecto, a maioria dos colaboradores responderam de maneira otimista, significando assim que: eles têm consciência dos hábitos em relação ao meio ambiente; não só contribuem com atitudes para o bom funcionamento do Programa Ambiental realizado pela empresa, como também, mudaram outras a partir deste Programa; perceberam mudanças significativas após a implantação da caneca de porcelana; e, estão satisfeitos e dispostos a participarem de outros programas ambientais realizados pela empresa.

5.3 Resultado Agrupado dos Aspectos Ambientais e Sociais

Fonte: Pesquisa Direta. Setembro 2011

Gráfico 3: Resultado Agrupado dos Aspectos Ambientais e Sociais

Analisando de forma agrupada as variáveis ambientais e sociais, percebe-se que a maioria dos colaboradores concordaram totalmente acerca destas variáveis quando foram interrogados. Verifica-se que as opiniões em relação as variáveis ambientais se sobressaem as sociais e que as opiniões desfavoráveis foram insignificantes diante das favoráveis. Isto significa que há um bom entendimento e comprometimento por parte dos colaboradores do SESI-DR-PB favorecendo desta forma a implantação da Gestão Ambiental e consequentemente da Contabilidade Ambiental.

6 Considerações Finais

Analisando o aspecto ambiental, observa-se que a maioria dos colaboradores afirma ter consciência da importância de boas práticas ambientais, conhecendo o impacto ambiental causado pelo uso do copo descartável. Além disso, os colaboradores acreditam na implantação da gestão ambiental como forma de diminuição não só da geração de lixo como também do consumo dos recursos naturais. Concordam em sua maioria na diminuição do impacto ambiental causado no processo de substituição do copo descartável pela caneca de porcelana.

Verificou-se no aspecto social que a maioria dos colaboradores afirma ter consciência dos hábitos de consumo em relação ao meio-ambiente e que não só iria contribuir através de atitudes para o bom funcionamento do programa ambiental realizado pela empresa, como também mudarão seus hábitos, estando disponíveis para participar de outras ações ambientais realizadas pela organização. Houve uma considerável percepção de mudança na organização pelos colaboradores após a ação de implantação da caneca de porcelana.

Logo, a ação ambiental desenvolvida serviu para reeducação para práticas de hábitos saudáveis, cabendo a cada colaborador como pessoa a utilização do consumo consciente contribuindo para a sustentabilidade do planeta.

O estudo revelou que pode se ter um diagnóstico contábil dos benefícios nessas três esferas através de ferramentas da Contabilidade, como: Balanço Social, Controladoria e de uma Gestão Ambiental, pois estes auxiliarão para evitar uma maior deteriorização do ambiente causada por conta de ações inadequadas. Desta forma, o diagnóstico contábil encontrado a partir da ação desenvolvida pela empresa é que embora haja um programa de consciência houve uma limitação na mensuração do resultado direto devido a inexistência ainda da contabilidade ambiental e consequentemente de um plano de contas ambiental, detalhando cada conta em específico.

No presente trabalho o tema não se dá por encerrado, apenas deu-se ênfase e visão sobre os aspectos a que ele pode engendrar. Nesse sentido, recomenda-se aos pesquisadores afeitos ao tema o estímulo para que estes se sintam envolvidos e dedicados a aplicar-se no deleite deste, aplicando ou mesmo replicando a presente pesquisa, onde possam eles perceber demais aspectos que aqui não foram aludidos. Seja por motivos que não interessavam a presente seja por aspectos a esta pouco relevantes.

Referencias

ANDRADE, Rui Ótavio Bernardes de; CARVALHO, Ana Barreiros de; TACHZAWA, Takeshy. Gestão Ambiental: Enfoque Estratégico Aplicado ao Desenvolvimento Sustentável. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2002.

ANTUNES, Cleber do Carmo. Contabilidade: Da Pictografia à Preservação do Meio Ambiente. Belo Horizonte, CRC-MG, 2005.

BARRETO, M. G. P. Controladoria na Gestão: a relevância dos custos de qualidade. São Paulo: Saraiva, 2008.

http://www.aedb.br/seget/artigos11/6014463.pdf

http://www.audicoplan.com.br/adm/TMP_UPLOAD/files/estudos-pesquisas/43e1205924796c3947a45a5ecd8fca48.pdf

http://www.cpgss.ucg.br/ArquivosUpload/10/file/Disserta%C3%A7%C3%A3o(1).pdf (pontifícia de Goiás). Acessível em 10/09/2011

http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg5/anais/T8_0142_0733.pdf

IBPS. Instituto Brasileiro de Produção Sustentável e Direito Ambiental. Conceito de Sistema de Gestão Ambiental. Disponível em: <http://www.ibps.com.br/index.asp?idmenu=sga/sga>. Acesso em: 29 jun. 2011.

PROJETO DESCARTE O DESCARTAVEL. Disponível em: www.tjrs.jus.br/ecojus/paginas/docs/descarte-descartavel.doc. Acesso em: 208/08/2011

RIBEIRO, Maisa de Souza, GRATÃO, Ângela Denise. Custos ambientais – o caso das empresas distribuidoras de combustíveis. In: Congresso Brasileiro de Custos, 7, 2000, Recife. Anais do VII Congresso Brasileiro de Custos. Recife: PE, 2000.

RIBEIRO, Maisa de Souza. Contabilidade Ambiental. São Paulo: Saraiva, 2005.

SANTOS, A.; SILVA, F.; SOUZA, S.; SOUSA, M. Contabilidade ambiental: um estudo sobre sua aplicabilidade em empresas brasileiras. Revista Contabilidade & Finanças. São Paulo, SP: n. 27, ano XII, vol. 16. p. 89-99, set/dez-2001.

TINOCO, João Eduardo Prudêncio. Balanço Social: uma abordagem da transparência e da responsabilidade publica das organizações. São Paulo: Atlas, 2008.

TINOCO, João Eduardo Prudêncio; KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Contabilidade e Gestão Ambiental. São Paulo: Atlas, 2008.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2010.

...

Baixar como  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »